Na novela "Além da Ilusão", Davi (Rafael Vitti) vai contar com a ajuda de Augusta (Olívia Araújo) para provar sua inocência em relação à morte de Elisa (Larissa Manoela). É por causa disso que o rapaz passa dez anos preso até fugir da cadeia e se envolver em um acidente de trem, quando assume outra identidade. A trama das seis estreia no dia 7 de fevereiro, substituindo "Nos Tempos do Imperador".
Na história, Augusta é a governanta da família de Matias (Antonio Calloni), o pai de Elisa e Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela) e que passa a ter delírios após a morte da primogênita. A criada exerceu, antes, o mesmo cargo na casa de Afonso (Lima Duarte), o avô materno das garotas e que tem péssima relação com a outra filha, Heloísa (Paloma Duarte).
"Com o Davi, a Augusta desenvolve uma relação de amizade, afeto e muito carinho. Reconhece nele um bom caráter, valores, e se solidariza com ele após a morte da Elisa, quando foi acusado e condenado injustamente e ela nada pode fazer naquele momento, temendo pela própria vida. Quando se reencontram, Augusta resolve ajudá-lo a provar sua inocência", explica Olívia ao site oficial da trama.
Além do reencontro com a governanta, Davi/Rafael revê ainda Isadora e se apaixona pela jovem, agora idêntica a Elisa. Já a atriz define sua personagem na trama de Alessadra Poggi como uma mulher "simples e de caráter", com afeto e amorosidade.
"A Augusta, assim como a irmã, Manuela (Mariah da Penha), nasceu no engenho da família Camargo e foi criada junto com as irmãs Violeta (Malu Galli) e Heloísa, filhas de Afonso. Violeta se casa e Augusta se torna governanta da família Tapajós", explica a artista.
"Entre Augusta e Violeta há uma relação de admiração e respeito. Com o Matias, um homem de poder, é uma relação profissional de patrão e empregado. E com as filhas do casal é o mais puro afeto", acrescenta.
A trama reúne ainda no elenco Bárbara Paz, Débora Ozório, Ricky Tavares - que terá namoro proibido com a filha do dono de um cassino -, Letícia Pedro, Caroline Dallarosa - par do ator, e Marcello Novaes entre outros. Uma parte das cenas foi gravada em Poços de Caldas (Minas Gerais) e o folhetim transcorre entre os anos 1930 e 1940 abordando ainda o início da industrialização.
Inicialmente, "Além da Ilusão" estrearia em setembro de 2020, porém foi adiada em mais de um ano por conta da pandemia de Covid-19.