Pai das gêmeas Elisa (Larissa Manoela) e Isadora (Sofia Budke/Larissa Manoela) na novela "Além da Ilusão", Antonio Calloni não nega que seu personagem, o influente juiz Matias Tapajós, tem uma preferência pela filha mais velha. A morte da garota é um dos pontos-chave da trama das seis que estreia no dia 7 de fevereiro. Na história de época de Alessandra Poggi, ele é casado com Violeta (Malu Galli) e faz de tudo para atender os desejos da família.
Ao site oficial do folhetim, o ator classificou seu personagem como "extremamente ético" e que "se julga incapaz de errar e de perder". "Ele tem uma relação muito respeitosa com a Violeta, e uma relação com as filhas muito amorosa, dentro dos parâmetros dele, claro. E tem uma predileção evidente pela Elisa, a grande paixão da vida dele", afirma Calloni.
E por isso, com a morte de Elisa, Matias age para conseguir condenar Davi (Rafael Vitti) a 20 anos de prisão. O mágico de rua é apaixonado pela sua primogênita e cansado da injustiça pelo cárcere foge da cadeia após uma década de reclusão. Por obra do destino, ele sobrevive a um acidente de trem, assume outra identidade, e se reencontra com Isadora, apaixonando-se pela jovem.
Ao mesmo tempo, a tragédia envolvendo a filha mais velha abala tanto Matias que ele passa a ter alucinações envolvendo Elisa. "Bom, ser delirante, para um ator, não é muito difícil (risos). Mas é uma delícia, porque ele não tem que ter uma simetria, ele pode reagir da maneira que quiser. O delírio permite isso", explica o ator, que buscou na própria família uma referência para essa parte do personagem.
"É uma homenagem, de certa maneira, que eu estou fazendo a minha avó. Ela tinha uma irmã gêmea na Itália, e à época não havia esse diagnóstico tão preciso de esquizofrenia, e só eu conseguia me comunicar com ela, quando era pequeno. É uma história muito bonita, que eu tive com a minha avó, e vou dedicar esse personagem a ela", frisa Calloni.
A trama de época, que traz Ricky Tavares de volta à emissora carioca, tem duas fases. Uma cercada na história de Elisa, uma jovem sonhadora. E a segunda que aborda a vida de sua irmã, Isadora, que se tornou uma garota independente e moderna. No elenco estão ainda Letícia Pedro, Debora Ozório, Barbara Paz, Paloma Duarte, sua filha Clara Duarte e seu avô materno, Lima Duarte.
O veterano, aliás, interpreta Afonso, que tem uma relação conturbada com a filha (vivida por Paloma) por conta da neta.