A novela "A Favorita" abordou com Catarina (Lilia Cabral) a violência contra a mulher. A mãe de Mariana (Clarice Falcão) era vítima de agressões frequentes do marido, Leonardo/Leo (Jackson Antunes), na história que volta ao ar dia 16 de maio de 2022 no "Vale a Pena Ver de Novo" substituindo "O Clone" (confira aqui os principais finais da novela de Gloria Perez).
Mas você lembra o que acontece com Catarina no fim da novela, exibida pela primeira vez entre 2008 e 2009 e que fez atrizes mudarem o cabelo? Ao longo da história, a personagem - filha de Copola (Tarcísio Meira) e Iolanda (Suzana Faini) - chega a ver a filha ser expulsa de casa pelo pai após engravidar, a criança acaba sendo assumida por outro que não o pai biológico.
Mas Catarina só dá uma guinada ao conhecer Stela (Paula Burlamaqui), empresária independente e proprietária de um restaurante que logo rejeita as investidas de Leo. Não demora para as duas se tornarem amigas e Stela virar alvo do cretino por conta de sua orientação sexual.
Ainda na novela, cuja história principal gira em torno de Flora (Patricia Pillar), condenada a prisão por um assassinato, Catarina chega a se envolver com o Vanderlei (Alexandre Nero), porém opta por dispensar um segundo casamento.
No fim, Catarina e Stela surgem juntas durante viagem pela Argentina depois da mãe de Mariana deixar claro que para ela, a empresária é só uma amiga. Já Mariana rejeita uma aproximação do pai com sua filha e vê Shiva (Miguel Rômulo) assumir a criança.
Nas entrelinhas, pode-se entender que Leonardo engravidou a própria filha e, por isso, a garota rejeitou uma reconciliação com o pai.
De autoria de João Emanuel Carneiro , "A Favorita" reúne ainda em seu elenco Claudia Raia, Mariana Ximenes, Deborah Secco, Hannah Romanazzi, Cauã Reymond , Murilo Benício , Taís Araujo - que retorna às novelas com duplo papel em "Cara & Coragem", próxima das sete -, e Gloria Menezes.