A novela "A Favorita" foi a escolhida para substituir "O Clone" em "Vale a Pena Ver de Novo" (clique aqui para conferir os principais finais da trama de Gloria Perez). Exibida em 197 capítulos entre junho de 2008 a janeiro seguinte, a novela de João Emanuel Carneiro traz nos papéis principais Patricia Pillar e Claudia Raia, que no passado formavam a dupla caipira Faísca e Espoleta.
Quando a história começa, Flora/Faísca (papel de Patrícia) deixa a cadeia após 18 anos de prisão por ter matado Marcelo (Flavio Tolezani), marido de Donatela/Espoleta (personagem de Claudia), com uma missão: provar que ficou presa quase duas décadas injustamente e que foi Donatela a assassina.
Para enrolar mais a história, Flora foi amante de Marcelo e da relação nasceu Lara (Mariana Ximenes), sua única filha e que foi criada por... Donatela. A novela de João Emanuel propôs ao público um jogo para descobrir se Flora realmente falava a verdade (Saiba quem matou Dodi).
O elenco conta com nomes como Murilo Benício - no ar atualmente em "Pantanal" -, Tais Araújo - que retorna à TV na próxima novela das sete com papel duplo -, Deborah Secco, Tarcísio Meira - vítima de complicações da Covid-19 em agosto passado -, Lilia Cabral, Jackson Antunes, Carmo Dalla Vecchia e Hanna Romanazzi entre outros.
Veja a seguir mais detalhes da história da novela "A Favorita"!
O jogo do "quem está mentindo" terminou no capítulo 56. Flora era mesmo a vilã da novela. Em cenas de flashback, Flora aparece atirando em Marcelo, seu amante e suposto pai de Lara.
Ao longo da novela, o público descobre que Lara não é filha de Marcelo e sim de Dodi (Murilo Benício), marido de Flora. Quando ficou sabendo que não era pai da jovem, Marcelo passou a chantagear Flora e acabou morto por ela.
Além de Marcelo, Flora mata o dr. Salvatore (Walmor Chagas), Maíra (Juliana Paes) e Gonçalo (Mauro Mendonça), este pai de Marcelo, além de Dodi, pai de sua filha. Por pouco, a vilã não mata também Zé Bob (papel de Carmo Dalla Vecchia).
Depois da segunda prisão, Flora escapa da cadeia e surge no casamento de Donatela e Zé Bob. Na cerimônia, a assassina dá uma facada em Silverinha e acaba presa mais uma vez depois que é baleada pela própria filha, Lara.
Outro mistério que a novela gera é sobre o filho de Cilene (Elizângela) e Silveirinha (Ary Fontoura): Halley (Cauã Reymond). Na realidade, ele foi sequestrado pelo antigo mordomo, que no passado foi empresário de Donatela.
A punição escolhida pelo mordomo veio após o fim da dupla Flora e Donatela, algo nunca bem aceito por ele. E o próprio Halley ao longo da novela se envolve com Lara, filha de Flora. Halley é filho de Gonçalo (Mauro Mendonça), pai de Marcelo, e Donatela.