A novela das nove, "A Dona do Pedaço", mal começou e já tem uma possível reviravolta. De acordo com o site "Notícias da TV", devido a um recado deixado pelo autor da trama Walcyr Carrasco no roteiro entregue aos atores, pode ser que Josiane (Agatha Moreira) não seja a filha biológica de Maria da Paz (Juliana Paes). Por ser uma obra aberta, essa trama pode, ou não, ser encaixada na novela, dependerá do escritor. Vale lembrar que a menina não tem muito afeto pela confeiteira e será uma das vilãs da trama pois tentará levar sua mãe à falência com a ajuda de Regis (Reynaldo Gianecchini), a partir de um triângulo amoroso entre a mãe, a filha e o golpista.
No sábado (25), Maria da Paz entrará em trabalho de parto com seis meses de gravidez ao ficar sabendo por sua mãe, Evelina (Nívea Maria), da morte de Amadeu (Marcos Palmeira), após levar um tiro em seu casamento. Isso será um mentira para fazer a boleira seguir sua vida e esquecer o passado em Rio Vermelho. Ao iniciar o parto, ela vai para o hospital público lotado da região por não possuir convênio médico particular. Lá, a enfermeira pegará a bebê recém-nascida prematuramente e levará até a incubadora. Esse momento já será um dos indícios de uma possível troca entre crianças. "Outra criança em incubadora?, questionará uma enfermeira. "Nasceu agora. É uma menina", responde a outra. Esta também é menina. Que dia. Dois partos prematuros! Que Deus abençoe estas crianças", comentará.
Após o parto, a futura empresária ainda enfrentará muitos desafios. O hospital estará lotado e, por isso, não haverá leito disponível e ela terá que ficar no chão do ambiente. Marlene (Suelly Franco), que será como uma mãe para Maria da Paz em São Paulo, fará um escândalo. "O senhor vai arrumar uma cama agora. Ou eu faço um escândalo. Vou na porta. Chamo a televisão", gritará com o funcionário. "Já gritei muito em desocupação de prédio. Faço escândalo ainda maior! Arruma uma vaga pra ela", apoiará Dorotéia (Rosi Campos). Dessa maneira elas conseguirão uma cama para a moça.
Terá, então, mais um pulo no tempo e Maria da Paz estará inaugurando sua primeira lojinha de bolos. Será o dia de buscar a filha no hospital. O nome "Josiane", um dos motivos pela garota odiar a mãe, é em homenagem à moça que ajudou-lhe a fugir da cidadezinha no interior do Espírito Santo. "Não é você que sempre tá aqui", comentará a moça para a enfermeira que estará na incubadora. Hoje tá um dia terrível. Houve um acidente envolvendo várias pessoas em um prédio. Todas as equipes médicas estão envolvidas. Me puseram aqui, porque a outra enfermeira tem mais experiência em situação de urgência. Você, o que quer?", questionará. Sou Maria da Paz. Vim buscar minha filha. Josiane. Ela saiu da incubadora hoje", responderá. "Está ótimo. Vou buscar sua filha."
No roteiro dessa cena, o autor escreveu uma observação. "Há um adendo para esta cena que deverá ser gravada e guardada, mas que não há data para entrar. É somente para aproveitar o hospital e a aparência de Maria da Paz." Segundo o site, fontes próximas à produção relatam que não há nada sobre troca de bebês na sinopse, mas que Walcyr não é muito fiel às sinopses.
Leia mais também sobre "Verão 90": Vanessa convence Mercedes de ajudá-la a se casar com Quinzinho e Quinzinho tem recaída, transa com Dandara e pede o divórcio
(Por Pyetra Santos)