A nova novela das nove da Globo, "A Dona do Pedaço", estreia na segunda-feira (20) e ela será carregada de referências à obra de quase 500 anos "Romeu e Julieta", de William Shakespeare. Em sua primeira fase, a trama tem como tema principal a guerra entre duas famílias rivais da cidadezinha fictícia de Rio Vermelho, no interior do Espírito Santo, em que um casal tenta vencer essa barreira. Amadeu (Marcos Palmeira), pertencente da família Matheus, se apaixona por Maria da Paz (Juliana Paes), integrante da família rival, os Ramirez. Assim como a tragédia shakespeariana, os dois terão que lutar contra a correnteza para fazer esse amor prevalecer. Para se casarem, a jovem apaixonada implorará por um pacto de paz e conseguirá. No entanto, já no altar, seu amado levará um tiro. A partir disso, ela será jurada de morte e fugirá de sua cidade natal.
Em uma entrevista ao Purepeople, Marcos Palmeira destaca a força de Maria da Paz e como Amadeu terá que lutar por ela. "Eu acho que a novela busca mostrar essa mulher que é capaz de refazer a vida com os seus próprios talentos, sem precisar de ninguém, sozinha. Então ela se torna a dona do pedaço. E quando você se torna a dona do pedaço, tem que saber quem vai ocupar o pedacinho desse pedaço. Será que o Amadeu vai ter força para isso? Eu espero que sim, vou batalhar por isso. Acho que é o amor que eles têm no início é um amor incondicional. Mas como é uma obra aberta, o autor tem total liberdade pra mudar. A gente está na mão dele. Acho que o Walcyr pode mandar a gente pra onde ele quiser", revela.
Como se já não bastasse toda a luta que Amadeu terá que enfrentar para ficar ao lado de sua amada, ele ainda vai disputar o coração dela com Regis (Reynaldo Gianecchini). "Eu ainda não sei de nada. Nesses primeiros 15, 20 capítulos já da para ter uma indicação. Ela já começa a conhecer o Regis. Enfim, eu vou ter que correr atrás, porque competir com o Gianecchini não é mole, não. Mas como é o autor que vai estabelecer e não a vida real, eu tenho uma chance", brincou o ator. Regis se aproximará de Maria da Paz a partir de um plano elaborado pela filha dela, Josiane (Agatha Moreira), por mero interesse em seu dinheiro.
Um dos papéis principais da novela e integrante de um triângulo amoroso que renderá muitas confusões, o ator fala sobre essa pegada à la Romeu e Julieta da novela. "É Shakespeariano no sentido de amores de famílias rivais. Tem uma morte no primeiro capítulo. Então, tudo isso remete e temos muita coisa chupada de Shakespeare porque muito autores buscam nessa fonte pra se inspirar", explica. O autor da novela, Walcyr Carrasco , também contou ao Purepeople o porquê da influência da tragédia do escritor inglês na trama. "Eu já ganhei um prêmio pela adaptação e tradução, o Prêmio Jabuti, de Romeu e Julieta, então, é um romance que está muito entranhando dentro de mim."
Marcos Palmeira revelou que a novela trará muitas emoções, boas e ruins, para os telespectadores. "Eu acho que o povo vai sofrer bastante, vai se emocionar bastante. A gente quer resgatar esse espírito de novelão com dramas fortes, com grandes acontecimentos, grandes amores, grandes encontros, acho que tudo vai para essa grandiosidade. Por isso que acho que ela escolheu essa locação no Rio Grande do Sul, porque mostra essa grandiosidade", declarou. Ele destacou que a ideia é fazer uma novela que o público possa esquecer todo o problema que teve naquele dia. "É uma novela de tintas fortes para o horário das 21h. Fazer o público chegar em casa e sentar na frente da televisão e se desligar da realidade e embarcar em uma história de amor. Acho que esse é o maior desafio da gente e que a gente tá fazendo com muito amor e espírito leve"
(Por Pyetra Santos)