Neymar está concorrendo ao prêmio Bola de Ouro da Adidas, que será entregue ao melhor jogador da Copa do Mundo 2014. Através de um comunicado, a FIFA anunciou os concorrentes ao prêmio. Além da categoria Bola de Ouro, outras duas irão contempla os melhores ateltas: Luva de Ouro Adidas e Jogador Jovem Hyundai.
Junto ao atacante da Seleção Brasileira, também estão concorrendo, na mesma categoria, o jogador da Argentina Lionel Messi, que atua com o craque no Barcelona, e outros 8 jogadores, das Seleções da Argentina (Ángel Di María e Javier Mascherano), Alemanha (Mats Hummels, Philip Lahm, Thomas Müller e Toni Kroos), da Holanda (Arjen Robben) e Colômbia (James Rodríguez).
Durante uma entrevista coletiva, direto da Granja Comary, em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (10), Neymar chorou ao falar sobre a lesão na terceira vértebra que sofreu no jogo contra a Colômbia e o afastou do Mundial. "Mais dois centímetros pra dentro, poderia ter sido muito pior. Eu poderia estar em uma cadeira de rodas agora", disse ele, com a voz embargada e enxugando lágrimas dos olhos.
Ainda durante a entrevista, o craque deixou claro que desculpou o jogador colombiano Zúñiga, responsável pela agressão, durante um telefonema. "Não tenho rancor, não sinto ódio dele. Ele me ligou pedindo desculpa".