Biografia
- Nascimento : 24 de junho de 1987, Rosario
- Idade : 37 anos
- Signo : Câncer
- País : Argentina
Lionel Messi, popularmente conhecido por Messi, é um dos grandes nomes do futebol mundial e um dos maiores ídolos do esporte na Argentina. Durante a Copa do Mundo 2022 do Catar, Messi além de erguer a taça de campeão do Mundo se tornou o maior artilheiro da Argentina no torneio com 13 gols e o atleta que mais vezes jogou o Mundial, 26 partidas.
Eleito o melhor da Copa-2022, Messi fez dois dos três gols argentinos na final contra a França e converteu sua cobrança de pênalis na disputa das penalidades, levando a Argentina ao tricampeonato.
Nascido em Rosário em 24 de junho de 1987, Lionel Andrés Messi Cuccittini é atacante do PSG desde 2021 após uma longa temporada no Barcelona (entre 2003 e 2021, contando aí as categorias de base).
Conhecido como 'La Puga Atômica', Messi, dono da camisa 10, chegou ao time espanhol aos 15 anos após passagem pelo Newell's Old Boys, clube da sua cidade natal, onde chegou aos 7 anos.
A paixão de Messi pelo futebol começou junto com os seus primeiro passos. A primeira equipe que chamou o jogador para integrar seu time foi o Abanderado Grandoli, um pequeno clube onde os outros membros da família já haviam jogado. Na época, o argentino tinha apenas 4 anos e já chamava atenção quando jogava com os meninos de categorias superiores.
Aos 11 anos descobriu que tinha um problema hormonal que retardava seu desenvolvimento ósseo e seu crescimento. O tratamento feito pelo jogador custava U$ 900, o equivalente a R$ 2.160 mensais, e consistia em injeções nas pernas.
Durante um ano e meio a família de Messi conseguiu arcar com as despesas, mas depois não teve mais recursos e o Newell's não queria pagar o tratamento. Com isso, o pai do jogador ofereceu o filho a outro time, o River Plate. Vendo que iriam perder o craque, o clube de Rosário decidiu conceder 200 pesos (moeda Argentina).
Foi então que o pai do jogador resolveu lançar seu filho no exterior. Messi foi para a casa de uma prima de sua mãe, em Lérida, na Espanha, e um olheiro o convidou para fazer testes no Barcelona. Aos 13 anos, foi contratado para defender a camisa do "Barça" pela equipe de base.
Messi é vice-campeão da Copa do Mundo em 2014 (perdeu para a Alemanha) e campeão da Copa América 2021 pela Argentina, na qual foi ainda Medalha de Ouro sub-23 na Olimpíada 2008.
Pelo Barcelona soma 10 títulos da La Liga, 8 tíulos da Supercopa da Espanha, 3 da Supercopa da UEFA, e 3 Mundiais de Clubes, só para citar alguns troféus.
Pelo PSG, venceu a Ligue 1 e a Supercopa da França. Em 2010, 2011, 2012 e 2015 foi eleito o Bola de Ouro da Fifa. Em 2009, o Melhor Jogador do Mundo também pela entidade.
Na vida pessoal, Messi é casado com a argentina Antonella Roccuzzo. O casal se conhece desde a infância, quando eles moravam em Rosário e só oficializou a união em junho de 2017.
Eles são pais de Thiago (nascido em novembro de 2012), Mateo (em setembro de 2015) e Ciro (em março de 2018).