Uma relação de amor entre pessoas com uma diferença de idade de 55 anos. Esse é o mote de "A Despedida", filme protagonizado por Juliana Paes e Nelson Xavier, com previsão de estreia para o segundo semestre. Com roteiro inspirado na vida do já falecido avô do diretor do longa, Marcelo Galvão ("Colegas"), a produção vai contar a história verídica de Almirante, um senhor de 92 anos que era casado, mas possuía uma amante de 37.
A trama gira em torno da última noite de amor do improvável casal. Nas cenas íntimas, Juliana Paes, de 34 anos, ficou com os seios de fora e usou apenas um tapa-sexo. Segundo Nelson, a sequência não gerou constrangimentos. "Foi algo natural, espontâneo e bem descontraído. As cenas não têm nada demais. É bonito e humano de se ver", diz o ator, em entrevista ao Purepeople.
Para ele, o ensaio feito antes da filmagem e o fato de já conhecer Juliana (os dois trabalharam juntos em "Gabriela") também favoreceram a interação. "A intimidade foi confortável porque ela é uma atriz dedicada e uma pessoa ótima, simpática. Conseguimos fazer um filme interessante", pontua.
De qualquer forma, Nelson Xavier já vem percebendo a curiosidade das pessoas sobre o longa após o encerramento das filmagens, ocorrido na última sexta-feira (24). "O perfil de sex symbol da Juliana com um velho gera uma situação que faz as pessoas imaginarem mil coisas. E não teve nada disso. Mas não vejo problema com essa situação. É bom que ajuda a divulgar o filme", brinca, rindo.
Para ele, o maior desafio de fato foi interpretar um personagem 20 anos mais velho que ele. Além de uma caracterização específica, Nelson contou com a consultoria de um médico. "Pedi esse auxílio para entender as limitações de um homem que já nem consegue andar direito", explica. "O diretor me mostrou vídeos de seu avô, mas nem foi preciso. No final, tudo fluiu bem".
(Por Anderson Dezan)