A nova reprise da novela "Mulheres de Areia" (Globo, 1993) está na sua reta final e sua sucessora na faixa das 14h45 no "Edição Especial" já foi definida. Mas até a exibição do último capítulo, quatro verdadeiras "bombas" vão explodir na trama de Ivani Ribeiro (1922-1995), que reúne entre outros no elenco Sebastião Vasconcellos, ator diagnosticado com depressão anos após viver o Floriano do folhetim.
E entre essas "bombas" que vão surpreender o telespectador que ainda não viu o remake da novela de 1973 da TV Tupi estão aquelas que envolvem Virgílio (Raul Cortez), a morte trágica de Raquel (Gloria Pires) - bem diferente na comparação com o original - e a revelação de quem é o espantalho do folhetim.
Fora esses momentos surpreendentes, a reta final de "Mulheres de Areia" ainda reservou um final feliz para Ruth (Gloria Pires) e a despedida de Tonho da Lua (Marcos Frota). Mas, afinal, que quatro "bombas" são essas? O Purepeople destrava uma a uma para você!
Na história ambientada na fictícia Pontal D'Areia, que utilizou cinco regiões para ganhar vida na TV, o pai de Malu (Vivianne Pasmanter) e Marcos (Guilherme Fontes) criou um monstruoso espantalho para provocar Breno (Daniel Dantas), seu cunhado. Diagnosticado com uma doença terminal, Virgílio acaba encontrando a morte.
Mas engana-se quem pensa que ele sucumbe à doença. O empresário marido de Clarita (Susana Vieira) acaba sendo perseguido pelo espantalho e em um ataque de loucura acaba morrendo ao sofrer um infarto.
Já que falamos do "espanta pássaros", a criatura ganha vida através de Tonia (Andrea Beltrão). A irmã de Reginho (Fabrício Bittar) admite ter incorporado o espantalho para se vingar da morte do garoto, vítima de uma doença que contraiu nas águas poluídas da praia em um crime atribuído a Virgílio.
A irmã gêmea de Ruth empilhou crimes ao longo da novela, porém não vai escapar de um castigo no final. Raquel entrega a Zé Luís (Irwing São Paulo) ter sido César (Henri Pagnoncelli) o homem que abandonou sua irmã grávida.
Desmascarado, o vilão passa a perseguir de carro a filha má de Floriano até provocar um acidente fatal. É ao despencar em um precipício que Raquel encontra a morte.
A mãe de Ruth e Raquel vai ajudar na reconciliação da filha boa com Marcos no final da novela depois que a gêmea má morrer. Isaura (Laura Cardoso) vai revelar que Raquel armou um plano para separar Ruth e Marcos. Na ocasião, a víbora conseguiu ser flagrada seminua na cama com o filho de Virgílio pela irmã.