Catarina (Bruna Marquezine) vai ser castigada duramente no último capítulo da novela "Deus Salve o Rei" , no ar dia 30. Após ser mandada para a prisão, a rainha má acaba julgada e condenada. Como castigo, a vilã é enforcada. Quem antecipa é a colunista de TV Patricia Kogut, do jornal "O Globo", nesta sexta-feira (13). Augusto (Marco Nanini), pai de criação de Catarina, vai depor no julgamento realizado em Montemor e denunciará a filha. Ao longo da trama das sete, a víbora tentou matar duas vezes Amália (Marina Ruy Barbosa), ordenou a morte de outros rivais, como Constantino (José Fidalgo) e foi a responsável pelo atentado à mina do reino, que resultou em uma série de mortes.
Também na reta final da novela medieval, a origem da rainha será revelada. Em conversa com Amália, Augusto afirma que Catarina não é sua filha biológica e que foi adotada em um convento depois que sua herdeira morreu logo após o parto. Enquanto isso, Brice (Bia Arantes) terá um encontro com a família a quem entregou Catarina quando bebê e vai saber que a criança foi criada no castelo. "Então, Catarina não é uma princesa? Ela é uma plebeia! Como eu!", conclui Amália. "Uma órfã abandonada num convento. De pai e mãe desconhecidos", responde Augusto. Em visita ao palácio, a bruxa conta para a vilã o grau de parentesco que as une, porém a rainha má não acredita na mãe e ainda a ameaça. "Se você tem amor à vida, saia imediatamente daqui! Eu vou chamar os guardas e você será presa... E queimada numa fogueira", dispara.
Revoltada, Catarina vai procurar o pai, o rei confirma toda a versão contada por Brice e a feiticeira revela outro detalhe da origem da víbora. "Ele era um homem bom, que me libertou da perseguição do inquisidor, dom Bartolomeu (Stênio Garcia). Ele trabalhava como artesão, e nós tivemos uma grande paixão. Breve, mas intensa", relembra. Enquanto isso, o público vai saber que os pais de Amália quase se separaram por conta de uma traição. "Eu e o seu pai quase nos separamos uma vez. Há muitos anos. Você ainda não havia nascido. Nós tivemos uma briga séria, justamente por causa de uma traição", recorda Constância. A suspeita que Martinho (Giulio Lopes) é pai de Amália e Catarina acabará sendo confirmada.
Será com a ajuda de Selena (Marina Moschen) e Agnes (Mel Maia) que o rei vai fazer uma transgressão e constatar nunca ter dormido com a atual mulher. "Você quer ouvir a verdade, Afonso? Não, você não é o pai do meu filho. E, pensando bem, isso é um alívio para mim também. Ao menos ele não terá como pai um homem fraco e que se deixa manipular como você. Como fui idiota! Só mesmo alguém fora de seu juízo perfeito se apaixonaria por um homem medíocre como você. Um rei que ama uma feirante idiota! Vocês se merecem!", dispara Catarina, acuada. No entanto, ela não vai contar que Otávio (Alexandre Borges) foi quem a engravidou.
(Por Guilherme Guidorizzi)