Uma grande reviravolta vai marcar os últimos capítulos da novela "Deus Salve o Rei": Catarina (Bruna Marquezine) é filha de Brice (Bia Arantes), a quem se aliou em plano contra Afonso (Romulo Estrela). Augusto (Marco Nanini) comprou a herdeira da bruxa depois que sua filha morreu logo após o parto, escondeu a verdade da mulher e vai revelar tudo isso a Amália (Marina Ruy Barbosa). As cenas vão ao ar no próximo dia 16 de julho, quando a trama das sete já tiver na sua reta final - o último capítulo está previsto para ser exibido dia 30. Com a descoberta em mãos, a feirante e principal rival da vilã vai usar dessa informação para acabar com o casamento de Catarina e Afonso. A informação é do colunista de TV Daniel Castro nesta quarta-feira (27).
Quando o folhetim medieval chegar a essa altura, Amália já terá dispensado o ex-noivo, de quem se tornou amante, ao saber que a rainha está grávida. Ela e Afonso vão achar que ele é o pai da criança, mas na verdade é Otávio (Alexandre Borges). Um pouco depois, a megera sofre um acidente e vê sua gravidez correr risco. Ao mesmo tempo, a ruiva resolve ir atrás de informações para conseguir desmascarar a inimiga e ao se aliar a Virgílio (Ricardo Pereira) consegue chegar a Augusto. O pai da vilã em um primeiro momento se nega a ajudar a feirante temendo que a filha seja mandada para a forca. Mas quando descobre que Catarina tentou matar Amália várias vezes, decide entregar a rainha má. O telespectador verá ainda Brice chegando na casa do casal que adotou a agora rainha de Montemor quando bebê e ameaçando executá-lo. É dessa forma que a bruxa descobre ser mãe da vilã, para seu espanto.
Já Augusto se culpa pelo comportamento da filha. "A responsabilidade é toda minha. Eu criei Catarina no meio de uma mentira! Tudo começou errado... Desde o seu nascimento", inicia. A partir daí serão exibidas de flashback com o rei no dia do nascimento de sua filha. "O protocolo me obrigava a escolher pela vida da minha filha... Assim, eu garantiria o herdeiro do trono de Artena. Mas como condenar a mulher da minha vida à morte?! Como deixar minha filha sem sua mãe?", questiona, lembrando que a verdadeira herdeira morreu logo após seu nascimento. "Catarina não é minha filha de sangue, Amália", dispara citando a mandante pela morte de Ísis (Isis Pessino).
Na sequência, Augusto revela ter tido um cúmplice. "Ninguém nunca soube a verdade. Apenas meu fiel amigo Demétrio (Tarcísio Filho) sabia, e ele morreu levando esse segredo", conta. "A gestação de minha mulher foi muito complicada desde o início. Nós sabíamos que aquela era nossa última chance de gerar um herdeiro. Minha esposa ainda estava muito mal após o parto. Se ela soubesse da morte da nossa filha, ela não ia resistir. Minha mulher ainda não tinha visto a bebê, e eu não tive coragem de dar a notícia. Foi aí que eu tomei a decisão", completa. O soberano conta ainda que foi Demétrio quem buscou Catarina, ainda bebê, em um convento, visando substitui-la pela filha morta. "E foi assim que Catarina chegou aos meus braços, Amália. Tão linda, tão inocente! Ninguém diria que os anos iriam transformá-la no que ela é hoje. Minha mulher morreu sem saber a verdade", acrescenta.
A revelação deixa Amália chocada: "Então, Catarina não é uma princesa? Ela é uma plebeia! Como eu!". "Uma órfã abandonada num convento. De pai e mãe desconhecidos", assente o rei. "Que ironia do destino. Catarina sempre me humilhou por ser uma plebeia, quando ela mesma nunca teve sangue nobre em suas veias", responde a feirante. Na outra cena, a mulher que entregou Catarina a Demétrio em troca de dinheiro é alvo de perguntas de Brice: "Quem era esse homem para quem vocês a venderam?! Por que ele queria a minha filha?". "Ele queria uma menina recém-nascida. Ele foi até o convento, mas não havia nenhuma bebê lá. Então, a madre contou que a gente tinha acabado de adotar uma criança. Ele era conselheiro do rei de Artena. Ele nos fez jurar que guardaríamos esse segredo para sempre, em troca do dinheiro. O rei de Artena criou a sua filha", dispara. Espantada com a revelação, Brice conclui: "O rei Augusto... Então minha filha é... Catarina!". Logo depois, ela parte para o reino e fica cara a cara com a filha.
(Por Guilherme Guidorizzi)