A Rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos no dia 8 de setembro e, desde então, o Reino Unido presencia uma série de protocolos até o dia do funeral, que aconteceu nesta segunda-feira (19). No entanto, o caixão que traz o corpo da monarca ainda não será enterrado.
Após os eventos, o caixão de Elizabeth II será levado para o Castelo de Windsor, onde acontecerá uma cerimônia religiosa restrita a familiares e amigos íntimos. Depois disso, o caixão vai para um ambiente anexo da Capela de São Jorge. Por lá, estão os caixões do Rei George e de Elizabeth I, pais da Soberana, e do marido, Príncipe Philip, que morreu no ano passado, aos 99 anos.
Com a chegada de Elizabeth II, o caixão de Philip será exumado do Cofre Real da Capela de São Jorge e levado para o ambiente anexo. Com isso, os caixões do casal, que permaneceram juntos durante 73 anos, ficarão lado a lado sob uma mesa de pedra.
Os caixões de Elizabeth II e Philip ficarão lado a lado sob a mesa por tempo indeterminado. Eles só serão enterrados quando o Rei Charles III, que assumiu o trono minutos após a morte da mãe, decidir via veredito. O enterro pode levar meses para acontecer.
Quando o Rei Charles III assinar o veredito para enterrar os pais, os caixões serão enviados para uma câmara de pedra ao nível do chão.