O caixão com o corpo da Rainha Elizabeth II deixou o castelo de Balmoral, na Escócia, neste domingo (11), três dias após sua morte, aos 96 anos. A monarca está sendo levada até Edimburgo (capital escocesa) em uma viagem de 200 km em cerca de seis horas com algumas paradas.
A mãe do Rei Charles III - que acabou com dúvida a respeito de abdicação ao trono - será enterrada no próximo dia 19. Até lá, uma série de despedidas está marcada e a população poderá comparecer ao velório com duração prevista para quatro dias.
Ao deixar o castelo, onde morreu, a rainha teve o caixão envolvido com um estandarte real. Em cima do esquife há ainda buquês de ervilhas de cheiro e um sanduíche de marmelada. Tanto as flores como a guloseima faziam a preferência da bisavó do príncipe Louis, que emocionou a Inglaterra ao se despedir da soberana.
A comitiva com o corpo de Elizabeth II, dona de um reinado de mais de 70 anos e de uma valiosa coleção de joias, está sendo acompanhada pela princesa Anne, sua única filha, ao lado do marido, Timothy Lawrence.
+ Rei Charles III proibiu Meghan Markle do último adeus a Elizabeth II?
Depois que chegar em Edimburgo, o corpo da rainha será encaminhado ao Salão do Trono do Palácio de Holyroodhouse, residência oficial da Família Real na capital escocesa. Nesta segunda, a soberana será levada em procissão até a catedral de Saint Giles, onde será feita uma cerimônia.
Em seguida, a população começa a se despedir de Elizabeth II, que terá sempre a companhia de um membro da Família Real. Só na terça-feira, o caixão embarca para Londres rumo ao Palácio de Buckingham. E na segunda-feira seguinte, o sepultamento na capela Rei George VI, no Palácio de Windsor.