A morte de Pelé, o rei do futebol, aos 82 anos, depois de uma luta contra câncer no cólon abalou e entristeceu o mundo esportivo. Assim que a morte do "atleta do século" foi confirmada, nesta quinta-feira (29) por cota de uma falência múltipla dos órgãos e depois de um mês de internação, vários esportistas e outros famosos foram às redes sociais lamentar a perda do "rei do futebol".
O velório de Pelé deve ocorrer na Vila Belmiro, estádio do Santos (São Paulo). Vice-campeão da Copa do Mundo 2022 pela França, Mbappé postou fotos com o ídolo. "O rei do futebol nos deixou, mas seu legado jamais será esquecido", afirmou a respeito do pai de sete filhos, de quem recebeu a visita no hospital.
A pedido do Santos, a camisa 10 do time praiano deve ser aposentada. O estado de saúde de Pelé havia piorado na semana passada após uma expectativa do ex-atleta passar o Natal em casa.
Neymar também mostrou sua tristeza com a morte de Pelé. "Antes de Pelé, "10" era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo
Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: Deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é ETERNO!!"
Maior artilheiro do Brasil em Copas do Mundo, Ronaldo Fenômeno escreveu: "Único. Genial. Técnico. Criativo. Perfeito. Inigualável. Aonde Pelé chegou, ficou. Sem nunca ter saído do topo, ele nos deixa hoje. O rei do futebol - um só. O maior de todos os tempos.
O mundo de luto. A tristeza da despedida misturada ao orgulho imenso da história escrita. Que privilégio vir depois de você, meu amigo. Seu talento é uma escola pela qual todo jogador deveria passar.
Seu legado transcende gerações. E é assim que seguirá vivo. Hoje e sempre, celebraremos você. Obrigado, Pelé. Descanse em paz".
A CBF publicou uma nota em sua conta oficial de Instagram. "Pelé foi muito mais que o maior esportista de todos os tempos. O nosso Rei do Futebol foi o expoente máximo de um Brasil vitorioso, vencedor e que nunca se amedrontou diante das dificuldades.
Menino negro, pobre e nascido em Três Corações (MG), Pelé nos mostrou que há sempre um novo caminho. Prometeu ao seu pai uma Copa do Mundo e nos presenteou com três, além de marcar 95 gols em 113 partidas com a amarelinha.
O Rei nos deu um novo Brasil e nós só temos a agradecer o seu legado. Obrigado, Pelé. De 1940, em Três Corações (MG), para a eternidade", diz o comunicado. "Para sempre, rei", reforçou Alexandre Pato.
Renato Aragão que contracenou com Pelé no cinema foi outro a mostrar sua tristeza pela morte do "rei do futebol". "Hoje o Brasil e o mundo sofrem uma grande perda. Descanse em paz Rei Pelé. Obrigado por tanta alegria que você nos proporcionou!", escreveu o humorista.
Ana Maria Braga afirmou: "Ele nasceu para a bola. E a bola nasceu para ele. Um talento inigualável que o fez ser o maior jogador da história. Adeus, rei".
Uma das primeiras a se pronunciar foi Sandra Annenberg. "Morreu nosso Rei. Estamos de Luto. Seremos pra sempre seus súditos. Pelé, foi foi o melhor e sempre será. Jamais será reposto. Obrigada por tudo!", escreveu a jornalista.
Luiz Bacci também lamentou. "Descanse em paz", pediu o apresentador para Pelé, que já não se submetia mais a quimioterapia porque o tratamento não fazia efeito. Também nas redes sociais, sua filha Kelly Nascimento se pronunciou a respeito da morte do pai.