A morte da cantora Gal Costa, aos 77 anos, nesta quarta-feira (9) pegou o país de surpresa. Assim que a notícia foi confirmada pela sua assessoria, uma série de famosos e fãs foram às redes sociais lamentar por mais uma perda no cenário artístico em 2022. Até o fechamento desta matéria, não havia sido revelada a causa da morte da intérprete de clássicos como "Fera Ferida" e "Um Dia de Domingo".
No ar na novela "Mar do Sertão", José de Abreu lamentou: "O som do meu desbunde. Fa-tal". "Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha", escreveu Gilberto Gil. A apresentadora Silvia Poppovic também deixou a mensagem de pesar com o falecimento da artista.
"Perdemos a voz mais linda e afinada da nossa música popular brasileira! Grande musa da Tropicália, cantora extraordinária que embalou nossa geração com os sons mais lindos! Descanse em paz! Meus sentimentos a toda a família e, em especial, ao seu filho tão querido e desejado!", afirmou.
A também cantora Patrícia Marx resumiu seu sentimento: "Minha ídola se foi...minha maior referência vocal e musical, e ícone da música brasileira". "Adeus! Agora é o silêncio de uma das mais belas vozes do mundo", pontuou Sonia Abrão.
"Uma grande perda. Gal Costa, obrigado por sua imensa contribuição para nossa cultura. Você será eterna", prosseguiu Walcyr Carrasco. "Tem pessoas que marcam nossas vidas, Gal canta muitas histórias da minha vida e continuará cantando", disse Astrid Fontenelle.
"Ah, Brasil...que vazio. Sem Gal Costa, que tristeza sem fim", completou Zélia Duncan. "Obrigado, Gal", completou Lulu Santos.
"Obrigado por tanta arte, por tanta vida, por tanto canto, por tanto amor e amar", escreveu um fã da artista. "Minha cantora favorita. Sempre foi e sempre será!", completou outra admiradora da baiana Maria da Graça Costa Penna Burgos, nascida na capital em 26 de setembro de 1945 e homenageada no Carnaval de 1994 pela Mangueira ao lado de Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gil.
"Perder Gal Costa é perder um pouco do Brasil, da gente... que triste notícia!", "Gal embalou muitos momentos de minha vida, alegres e tristes", "parte do Brasil que vale a pena" e "parte do Brasil que vale a pena" foram outros comentários deixados para a artista.
Ao longo da carreira, a cantora gravou mais de 40 discos e e cerca de 10 DVDs, venceu um Grammy Latino (pelo conjunto da obra), foi homenageada em 2015 por seus 50 anos de carreira pelo Prêmio Multishow e somou sete Troféus Imprensa e um Melhores do Ano.