O ano de 2019 vem sendo marcado por grandes perdas no meio artístico, como a de Gugu Liberato após um acidente doméstico nos EUA. A mais recente foi a morte de Marie Fredriksson, vocalista da dupla Roxette. A artista de 61 anos perdeu a vida em 10 de dezembro após 17 anos enfrentando um câncer no cérebro. Nascida na cidade de Össjo, na Súecia, Marie começou a carreira nos anos 1980 e vendeu aproximadamente 75 milhões de discos, fazendo sucesso com hits como "It Must Have Been Love" ("Deve Ter Sido Amor", em tradução livre).
Ainda na música, o cantor sertanejo Marciano, da dupla com João Mineiro, morreu em 18 de janeiro vítima de um infarto fulminante. No mesmo dia, o criador do grupo O Rappa, Marcelo Yuka nos deixou em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Conhecida como a "Madrinha do Samba", Beth Carvalho faleceu em 30 de abril aos 72 anos após longo período de internação. No dia 19 daquele mês, uma pneumonia matou MC Sapão. Em 12 de fevereiro, um câncer no fígado tirou a vida de Deise Cipriano, uma das integrantes do Fat Family. No mês de setembro, o cantor português Roberto Leal de 67 anos morreu após passar quase uma semana internado. O artista enfrentava um câncer de pele havia dois anos.
Os acidentes também levaram nomes da música, do jornalismo e das artes. Em fevereiro, no dia 11, Ricardo Boechat morreu após o helicóptero em que viajava cair em rodovia de São Paulo. A morte repentina gerou comoção entre fãs e colegas de trabalho. Um acidente aéreo também matou Gabriel Diniz, do hit "Jeniffer" em 27 de maio. O falecimento de forma trágica fez Wesley Safadão interromper temporariamente a agenda de shows. No começo do ano, Caio Junqueira morreu aos 42 anos após passar uma semana internado. O ator perdeu o controle do seu carro no Aterro do Flamengo, no Rio. Já um acidente de barco matou a modelo Caroline Bittencourt. O viúvo, Jorge Sestini, acabou sendo indiciado pela polícia.
O ator Rafael Miguel, conhecido por atuar na segunda versão da novela "Chiquititas" e em comercial de TV no qual pedia brócolis foi assassinado com os pais pelo pai da namorada. Ele tinha 22 anos. A televisão perdeu também o humorista Lúcio Mauro, conhecido por viver o seu Aldemar Vigário na "Escolinha do Professor Raimundo", e o apresentador Wagner Montes além do humorista Rapadura, do programa "A Praça é Nossa", Zilda Cardoso, Jorge Fernando e as atrizes Márcia Real, Hilda Rebello, Lady Francisco e Bibi Ferreira. A roteirista Fernanda Young morreu após complicações de uma crise de asma. Entre outras perdas, o sertanejo Juliano César, a atriz Gabi Costa, Marcelo Yuka, Juares Suares, Roberto Avallone e Bira, integrante do sexteto do "Programa do Jô".
(Por Guilherme Guidorizzi)