A morte de Léa Garcia, aos 90 anos, nesta terça-feira (15), abalou amigos, fãs e uma série de artistas. A veterana seria homenageada no Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul, e morreu naquela cidade da serra do estado. Lázaro Ramos foi um dos primeiros a lamentar a perda da artista, com quem contracenou na série "Mister Brau" (2015/2018).
"Eu não sei como fazer esta despedida, Dona Léa. Dói. Sua vitalidade, sua força, sua jovialidade e seu talento sempre foram inspiradores. Poder trabalhar com a senhora foi um sonho alimentado por anos, e realizado com muita celebração. Obrigado por abrir caminhos para nós e por em cada aparição sua nos hipnotizar com esse olhar único e interpretações poderosas. Te honro, te celebro e te amo", escreveu o ator, que voltará às novelas como o Mário Fofoca de "Elas por Elas".
Também ícone da representatividade negra, Zezé Motta recordou a parceria dentro e fora dos palcos com Léa, outra perda para a cultura em 2023. "Você saiu de cena no maior festival de cinema brasileiro com uma linda homenagem pela sua trajetória que é irretocável no teatro, na TV e no cinema nacional e internacional. Léa, eu sempre falei para você e vou continuar dizendo, se eu sou atriz hoje foi por influência sua que sempre será a minha inspiração na arte", iniciou.
"A nossa história começou na novela Escrava Isaura, em 1976, e de lá para cá nunca mais nos desgrudamos, eu tive o privilégio de ter uma amiga, irmã e comadre das minhas filhas, por quase 50 anos de amizade", completou a artista.
O apresentador Manoel Soares, que deixou a Globo no começo de julho, também fez sua homenagem para Léa, chamando-a de "rainha". "Por muito tempo sua luz vai invadir nossos universos e iluminar as caminhadas dos nossos descendentes. Cada sorriso, cada entoada de voz, cada olhar foi uma aula de afeto e coerência entre arte e vida, o tempo se curvou ao seu encanto obedecendo a melodia de sua existência", destacou.
"Gigante e eterna", lamentou José Loreto. "Notícia triste. Que perda!", acrescentou Rafael Sardão. "Obrigada", agradeceu Barbara Reis. Aline Dias comentou usando emoticons de choro. "Isso não pode ser verdade. Pelo amor de Deus. Alguém me diz que isso não é verdade", pediu Luana Xavier. "Aos familiares meus mais profundos sentimentos...", disse Ângela Correa.