A atriz Eloisa Mafalda morreu aos 93 anos na noite desta quarta-feira (16) em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Ela ficou famosa por interpretar personagens marcantes como a dona Pombinha da novela "Roque Santeiro" (1985), protagonizada por José Wilker - morto em abril de 2014. Eloísa enfrentava problemas respiratórios. A informação é do jornal "Extra". A artista estava fora do ar há 16 anos e seu último trabalho foi em "O Beijo do Vampiro", de 2002. Logo depois decidiu se aposentar pois não decorava mais os textos. Há cerca de três meses, o mundo artístico já havia perdido Tônia Carreiro, aos 95 anos, de parada cardíaca. Eloísa será cremada em Jundiaí, interior de São Paulo, sua cidade natal.
Mafalda Theoto nasceu em 18 de setembro de 1924 e era neta de italianos. Antes de descobrir a vocação para os palcos foi nadadora e chegou a ganhar algumas medalhas. Com a mudança para a capital paulista, Eloisa Mafalda foi auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas. Não demorou muito para a atriz começar a trabalhar em novelas, ainda no rádio, passando por emissoras como a Nacional. Logo depois, foi para a TV atuando em diversas novelas como "A Cabana do Pai Tomás" (1969), "Bandeira 2" (1971), "O Bofe" (1972), "O Grito" (1975), "Água Viva" (1980), "Vida Nova" (1988), "Araponga" (1990), a segunda versão de "Mulheres de Areia" (1993, onde deu vida a Manuela), "Por Amor" (1997) e "Porto dos Milagres" (2001). Esteve ainda em minisséries, seriados, programas como "Você Decide" e em filmes. Também atuou nas primeiras versões de "A Grande Família" (no papel de dona Nenê) e "Gabriela" (a Maria Machadão).
Em sua conta de Facebook, Marcello Berro, neto da atriz, lamentou a morte da avó. "Foi a primeira mulher que me pegou no colo. Sim! Antes de colocarem no colo da minha mãe, ela pegou da mão da obstetra e disse: - É meu neto! Nosso amor sempre foi explícito", escreveu.
No último dia 28, o humorista Agildo Ribeiro morreu em casa aos 86 anos - ele enfrentava problemas cardíacos. Ao longo da carreira, o comediante passou pela Globo, Manchete, Band e SBT, atuando em diversos programas de humor como "Escolinha do Professor Raimundo", "Estúdio A...gildo", "Cabaré do Barata", "Não Pergunta Que Eu Respondo" e "Zorra Total", onde viveu o Ali Babaluf e Don Gorgonzola. Dias antes, a sambista Dona Ivone Lara não resistiu a uma insuficiência cardiorrespiratória e morreu aos 97 anos. Em pareceria com Silas de Oliveira e Bacalhau, foi a primeira mulher a escrever um samba-enredo. Ao longo da carreira, gravou mais de 300 canções, lançou 20 discos e eternizou sucessos como "Acreditar". Outra grande perda recente foi de Eva Todor, que morreu em dezembro aos 98 anos de pneumonia.
(Por Guilherme Guidorizzi)