A transexual Camila Ribeiro tem se destacado no mundo da moda, e a modelo reconhece que o trabalho de Lea T ajudou bastante a sua carreira. Em entrevista ao caderno "Ela Moda", do jornal "O Globo", publicado nesta segunda-feira (8), Camila falou sobre profissão e vida pessoal.
"Lea abriu portas não só para modelos transexuais, mas para a discussão da diversidade sexual. Conheci seu trabalho por meio da mídia e achei muito visionário. Apesar de não sermos nenhuma novidade na sociedade, o fato de ela estar inserida no meio da moda me parecia inovador. É notória a positividade que isso nos trouxe".
Camila Ribeiro, de 23 anos, contou que iniciou sua transformação há quatro anos, e recebeu o apoio e o respeito de sua família. "É um processo de descoberta que acontece ao longo do amadurecimento. O trabalho como modelo também me ajudou muito nessa construção de identidade, já que a moda nos oferece um leque de opções, de expressar o livre arbítrio. Isso representa a liberdade de sermos quem quisermos ser, o que nossa personalidade mandar". Mas ao contrário de Lea T, Camila não pensa em fazer a cirurgia de mudança de sexo por enquanto: "Ainda estou em processo de transformação. Não defini se isto é essencial para mim".
A modelo que se encontra em posição de destaque atualmente contou que nunca sonhou em brilhar nas passarelas, porém sempre esteve atenta a tudo o que se relacionava à moda: "A paixão pelo mundo da moda surgiu na adolescência. Desenhava desde criança, comprava algumas revistas e acompanhava as notícias sobre o tema pela televisão, principalmente na época das semanas de moda. Tudo aquilo me encantava".
Camila deixou o norte do país, onde morava, e foi para o Rio de Janeiro para fazer faculdade de moda: "Manaus já não comportava minhas ambições profissionais. Precisava ver o que existia no mundo, além daquilo que eu já conhecia. Sempre fui muito curiosa! Passei quatro anos no Rio, o tempo para concluir a faculdade".
A new face também contou alguns dos seus segredinhos de beleza e truques de moda. Para ela é importantíssimo ter uma boa máscara de cílios e produtos para controlar a oleosidade da pele. No que se refere aos looks, ela prefere cores sóbrias e peças de alfaiataria: "Não abro mão de um bom blazer".