Já mencionamos aqui que a onda utilitária está dominando a moda, trazendo de volta peças que há muito estavam esquecidas, como a calça cargo, por exemplo. O utilitário da vez tem mais de militarista (só na moda!) e menos de street wear, tendência que dominou absoluta as temporadas passadas. E uma das peças mais emblemáticas dessa tendência, o colete, vem reaparecendo nas passarelas das semanas de moda internacionais.
Não foram poucas as grifes que investiram no colete tanto como terceira peça quanto como top, e trouxeram para suas passarelas essa pegada utilitária. Conhecida por ser uma das representantes do boho nas passarelas, a designer Anna Sui foi uma das que misturou seu estilo ao utilitarismo, que trouxe um pouco mais de peso (e praticidade para seus looks). Já a Chanel , que levou a praia para Paris para apresentar sua última coleção, criou as peças utilitárias em sua própria versão: em tweed, sobre looks de renda ou em formato de tailleur. A Dior, que trouxe o universo da dança para a Semana de Moda de Paris, contrapôs a leveza do tule, do jérsei e da renda com itens mais pesados, recurso que a grife costuma usar com frequência. Um caminho parecido tomou a italiana Alberta Ferretti, que investiu nos tons pastel, em vestidos fluidos e referências bem delicadas e femininas que ganharam contraponto de peças utilitárias como a calça cargo e a jardineira trazendo a pegada utilitária para o visual romântico.
Quem quer se inspirar nas passarelas e aplicar a trend no dia a dia não vai ter dificuldade, já que o colete é uma peça fácil de usar e fica bem em qualquer tipo de corpo. As modelagens mais longas (que são as que mais apareceram na passarela nesta temporada) ainda têm a vantagem de disfarçar quadris mais larguinhos e alongar a silhueta. O colete é perfeito para o verão: faz as vezes de blazer na hora de compor o terninho; dá uma bossa àquele visual que poderia ser básico, de short jeans + camiseta, por exemplo, sem aumentar a temperatura e pode até funcionar como vestido, quando de comprimento mais longo. O look da Leonard Paris (na nossa galeria) é uma superinspiração para quem quer usar a peça com essa proposta. Além disso, ele serve como terceira peça na hora de deixar mais cobertinho aquele look com top cropped ou com a parte de cima transparente. um investimento certeiro, para fazer sem medo!
(por Deborah Couto)