Os looks de Janja, primeira-dama do Brasil, repercutiram na web durante todo o cerimonial da posse de Lula, no dia 01 deste ano: ela usou duas produções bem diferentes e recebeu elogios na web. A socióloga de 56 anos já revelou ser entusiasta da moda brasileira e preferir looks mais casuais. Diante desse cenário, fica a pergunta: como Janja busca transmitir sua personalidade através das roupas?
Para decifrar o estilo de Janja, a consultora de estilo Camile Stefano conversou com o Purepeople. Segundo a especialista, elegância e acessibilidade são duas palavras de ordem no armário da primeira-dama. Além disso, Camile também aponta uma transição importante nos looks antes e depois da campanha eleitoral. Entenda!
Durante a campanha, camisetas com símbolos de mensagens e causas defendidas por Janja foram queridinhas da socióloga. Outro ponto comum observado em seu visual é a preferência pelo conforto.
"Na militância, é compreensível priorizar looks confortáveis, pois se passa muito tempo em pé ou em caminhadas", explica Camile, acrescentando: "E existe também o fator da imagem. O tênis e camiseta passam a ideia de uma pessoa próxima à população. As pessoas se identificam, se sentem representadas".
Janja Lula da Silva manteve grande parte de suas características de estilo durante o período eleitoral. Ela era vista em cima de palanques e em eventos oficiais do Partido dos Trabalhadores (PT) - ao qual é filiada desde 1983 - com combinações leves e despojadas, sempre priorizando a calça jeans e os sapatos baixos.
Após a vitória de Lula nas urnas, a socióloga acompanhou o presidente à COP 27, no Egito. Segundo a análise da especialista em imagem, Janja manteve o conforto, porém optou por escolhas mais elegantes, já trazendo com mais força a figura da primeira-dama.
A escolha por cores neutras também é elogiada. "Em um momento em que estamos vendo o país dividido politicamente, trabalhar cores mais fortes poderia ser um erro. Até mesmo a armação dos óculos mudou. Durante a campanha era preta e agora é nude, deixando a imagem mais leve", comenta a stylist.
Camile também aposta que muitas das características observadas na história política de Janja a acompanharão no exercício da função pelos próximos quatro anos. "Acredito que ela terá essa elegância simples: a formalidade que a posição exige, mas transmitindo simplicidade e buscando sempre uma imagem acessível e de identificação com as pessoas", opina.