No último capítulo da novela "Pantanal", José Leôncio (Marcos Palmeira) vai reencontrar o pai, o Velho do Rio (Osmar Prado). Após o seu casamento com Filó (Dira Paes), o fazendeiro terá um final inesperado. Vale destacar que Renato (Gabriel Santana) também terá um fim surpreendente. Quem adianta é o site "Observatório da Tv".
José Leôncio estará em sua sala quando começará a passar mal e verá fotografia do seu pai, que foi tirada por seu filho, Jove (Jesuíta Barbosa). Nessa hora, o fazendeira já estará morto. Zé vai montar no seu cavalo e gritará pelo nome da entidade ao avistá-lo. Com isso, o Velho do Rio vai se apresentar ao filho.
O ser místico vai revelar ao fazendeiro que sempre esteve por perto e que zelava pelas pessoas do Pantanal. O velho também vai contar ao filho que morreu quando caiu do cavalo e foi picado por uma cobra no acidente.
No fim de "Pantanal", José Leôncio irá olhar para a foto do Velho do Rio e só verá um borrão de luz, ele também sentirá uma dor muito forte no peito e vai morrer.
"Quando o Joventino acordar, vou pedir para ele me levar para São Paulo (terminar os exames)", pretende o marido de Filó. Entretanto, ao começar a falar com a foto do pai, ele logo passa a enxergar Joventino/Velho do Rio. "Eu estou lhe vendo, pai!", diz, emocionado. A entidade também terá um encontro com o neto, Tadeu (José Loreto).
Essa é a deixa para indicar a morte de José Leôncio, que aparece depois a cavalo pouco antes de encontrar o pai. "Estou aqui, seu filho, José Leôncio. Apareça! Estou aqui", diz, desesperado. Com um joelho apoiado na terra, o fazendeiro se depara com o pai, deixa a angustia de lado e não esconde a alegria.