Meryl Streep relembrou o tempo em que interpretou Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra britânico que morreu aos 87 anos de idade, nesta segunda-feira (8). Em 2011, Streep representou Thatcher no longa"Dama de Ferro". Em um comunicado enviado à "Fox News", a atriz falou sobre a perda. "Margaret Thatcher foi uma pioneira, voluntária ou involuntariamente, para o papel das mulheres na política", disse Streep. "Tive a honra de tentar imaginar a sua jornada de vida tarde, após o poder, mas concluo, ao olhar suas lutas, que ela conseguiu navegar até o outro lado. Eu gostaria de transmitir as minhas condolências respeitosas a sua família e muitos amigos", lamentou.
Para Streep, Thatcher impactou mulheres em todo o mundo. "Através das fileiras do sistema político britânico, ela fez com classe, criou uma fobia do gênero. No tempo em que ela fez, a forma que ela fez foi um feito formidável. Tornou possível mulheres e moças sonharem com a opção real de liderar sua nação. Isto foi inovador e admirável", disse Streep.
Thatcher governou o Reino Unido por 11 anos e impôs sua vontade sobre a nação rebelde que por lá se instaurava. Quebrou sindicatos e vendeu industrias estatais a um ritmo recorde. Ela foi a primeira - e única - mulher a ocupar este cargo na história da Grã-Betanha.