A atriz Tônia Carrero, de 93 anos, perdeu os movimentos das mãos e pernas e também já não consegue mais falar por conta de uma hidrocefalia oculta, diagnosticada em 2000. Segundo uma entrevista ao jornal "Extra", o médico que operou uma das grandes divas do teatro e da TV no Brasil, o neurocirurgião José Ricardo Pinto, o caso de Tônia é irreversível pela idade avançada da artista.
"A hidrocefalia se mistura, por consequência da atrofia do cérebro, por conta da idade mesmo, o cérebro não consegue se manter lúcido na maioria das pessoas", explicou o médico. "A Tônia teve, por conta da própria doença, a evolução dela. Ou seja, aí já não era nem a hidrocefalia, mas, sim, era a hipertrofia do cérebro, que já ocorreu por conta da idade, fazendo que ela perca os movimentos das mãos e das pernas."
José Ricardo Pinto negou que a atriz sofra do Mal de Alzheimer como o ex-pugilista Maguila e a mãe de Xuxa, dona Alda Meneghel. Ele falou ainda sobre as chances de recuperação de Tônia Carrero: "É como se se fosse uma vela que vai se pagando. Não adiantava mais mexer na válvula, porque já era um problema da atrofia do cérebro. Ela não recupera mais, de forma alguma".
'Ela herdou da mãe', diz o filho da atriz, Leonardo Thierry
Segundo um dos filhos da artista, Leonardo Thierry, o problema de saúde apresentado pela atriz não é uma novidade na família. "Ela herdou da mãe dela (que terminou a vida exatamente da mesma maneira) uma doença congênita chamada 'hidrocefalia oculta', que consiste no acúmulo de líquido provocando pressão interna no cérebro. A consequência mais imediata é o comprometimento da marcha. É uma doença de classificação mais ou menos recente na medicina", esclareceu.
Ainda de acordo com Leonardo, o problema foi diagnosticado há 15 anos: "Não é rara no sentido de que existem muitas pessoas com a doença, mas o diagnóstico específico é recente. Em 2000, ela foi operada para a instalação de uma válvula que leva o líquido para o abdômen. Depois disso, ela atuou com grande sucesso em três peças, um filme (pelo qual ganhou um prêmio internacional) e uma boa participação na TV Globo", disse o filho de Tônia Carrero, que tem uma sala de teatro com seu nome em forma de homenagem.
(Por Victor Tavares)