Tônia Carrero, de 93 anos, apareceu debilitada em foto postada pelo filho Leonardo Thierry em seu Facebook no último domingo (27). No clique, a atriz,que dá nome a um sala de teatro no Rio de Janeiro, aparece sentada, ao lado de parentes durante as comemorações de fim de ano. Em entrevista ao jornal "Extra", o sobrinho da atriz, o ator e diretor Leonardo Thierry explicou que ela foi diagnosticada com "hidrocefalia oculta" e operada pela primeira vez em 2000.
"Ela herdou da mãe dela (que terminou a vida exatamente da mesma maneira) uma doença congênita chamada "hidrocefalia oculta", que consiste no acúmulo de líquido provocando pressão interna no cérebro. A consequência mais imediata é o comprometimento da marcha. É uma doença de classificação mais ou menos recente na medicina. Não é rara no sentido de que existem muitas pessoas com a doença, mas o diagnóstico específico é recente. Em 2000, ela foi operada para a instalação de uma válvula que leva o líquido para o abdômen. Depois disso, ela atuou com grande sucesso em três peças, um filme (pelo qual ganhou um prêmio internacional) e uma boa participação na TV Globo", informou o tio de Miguel Thiré, que participou de uma campanha a favor do casamento gay em junho.
Doença veio após segunda cirurgia: 'Ela não voltou'
De acordo com Leonardo, Tônia fez outra cirurgia em 2008 para trocar a válvula e, depois disso, não conseguiu mais andar nem se comunicar normalmente. "Menos de 10% de quem faz a segunda cirurgia volta ao normal. Ela não voltou. Perdeu a capacidade de andar e quase nunca fala. Em 2009, Tônia fez fisioterapia durante pouco tempo no Hospital Sarah, onde a equipe que a atendeu estava perfeitamente familiarizada com a hidrocefalia oculta, já que o hospital atendia um grande número de pacientes".
Apesar do aparente abatimento da atriz, o sobrinho de Tônia afirma que a tia está lúcida e bem humorada, apesar de não se comunicar. "Ela é 100% lúcida, vê TV com muita atenção, foi ao teatro ver o espetáculo dirigido por meu primo Carlos Artur Thiré e mantém intacto o seu fabuloso senso de humor. Ela se cuida muito: aos 93 anos surpreende a sua fisioterapeuta com a flexibilidade que demonstra durante as sessões... Tônia tem duas acompanhantes que se revezam a cada dois dias e toda a sua dieta é muito controlada. Ela dorme bem, gosta da rotina e está muito tranquila.
Família esclarece boatos de morte
O sobrinho esclareceu ainda que Tônia não sofre do mal de Alzheimer, doença degenerativa que o pugilista Máguila e Dona Alda, mãe de Xuxa Meneghel, têm. "O neurologista dela é categórico neste ponto: ela não tem Alzheimer. Tônia vê TV a noite toda. Dorme e acorda muitas vezes e quando acorda vê TV no quarto dela. Ontem, excepcionalmente, veio uma substituta para a acompanhante que teve que se ausentar um dia. A substituta mexeu nos botões errados por engano e a (TV a cabo) NET saiu do ar. Hoje de manhã, a acompanhante que chegou me disse que ela se queixou muito (através de sons próximos à fala) de que tinha ficado sem TV. Embora não fale, ela está lúcida"
Assim como aconteceu com Drica Moraes no início deste mês, em julho, circularam na internet boatos de que Tônia Carrero havia morrido. Na ocasião, a família se pronunciou, negando. "Está virando algo surreal. A Tônia não morreu, ela está bem e viva. Cara, isso tudo está tomando uma proporção surreal. Meu telefone não para. Eu fico desmentindo, mas a coisa está piorando. Por favor, não façam isso com a gente. Foi um susto horroroso para mim, para minha mãe, meus tios, meus primos... Por favor, parem. A Internet é uma faca de dois gumes", desabafou a neta Camila Thiré.
(Por Marilise Gomes)