Mateus Solano publicou um vídeo em suas redes sociais e levantou polêmica. O ator, que ficou marcado pelo personagem Félix e por dar o primeiro beijo gay da TV Globo, na novela "Amor à Vida", comentou a aprovação do projeto do Estatuto da Família na última quinta-feira (25), que define como família apenas a união entre homem e mulher. No Facebook, a postagem já tem mais de 26 mil curtidas e ultrapassou os 7 mil compartilhamentos.
"Acaba de ser aprovado na câmara o estatuto da família. Que, resumindo, torna ilegal as famílias homoafetivas. Isso é inconstitucional e não creio que vá adiante. Pois todas as famílias são famílias. Todas as famílias são legais", escreveu na legenda do vídeo o ator, que voltará à TV no papel de mais um vilão em 2016.
"Família não é lugar de preconceito, de falta de inclusão, de discriminação, de falta de respeito. Não! Família é lugar de amor, de carinho, de afeto, de inteligência, de educação, de alguma forma poder construir um futuro melhor do que o passado que a gente teve. Todas as famílias são famílias, e todas as famílias são legais", disse Mateus na gravação. Assista abaixo!
Cena de beijo gay de Mateus sofre censura em outros países
O beijo gay de Félix e Niko na novela "Amor à Vida" não causou impacto só quando foi exibido originalmente pela TV Globo no Brasil. A cena polêmica entre os personagens de Mateus e Thiago Fragoso foi exibida em junho pela ATV, do Peru, mas foi antecedida por um aviso aos telespectadores.
Internautas reprovaram a atitude da emissora. "Ferir sua sensibilidade? É sério? A única coisa que a ATV está fazendo é apoiar um discurso homofóbico", escreveu um. "O mais lindo dessa novela era o amor incondicional de Félix e seu Carneirinho", comentou outro. Nos países sul-americanos, a novela foi exibida com o nome de "Rastros de Mentiras".
Esta não foi a primeira vez que a cena gerou polêmica. Em janeiro deste ano, o último capítulo da trama escrita por Walcyr Carrasco foi exibido no Chile e teve grande repercussão por mostrar o primeiro beijo gay do país. Já no México, a sequência do beijo foi editada e causou revolta em alguns telespectadores.
(Por Caroline Moliari)