Martin Scorsese completa 71 anos neste domingo (17), prestes a estrear "O Lobo de Wall Street", no qual foi produtor e tem Leonardo DiCaprio como protagonista. O filme seria lançado em novembro, mas chega às telonas no dia 25 de dezembro, após atrasos na pós-produção.
O cineasta também é diretor executivo do longa "A Família", que estreou em outubro deste ano e retrata a história de um gângster norte-americano aposentado, interpretado porRobert de Niro. Depois de entregar colegas mafiosos, ele vive com sua família na França sob o serviço de proteção a testemunhas do FBI. Eles tentam se ajustar aos modos locais, mas os velhos hábitos são difíceis de superar.
Scorsese é cineasta, produtor, roteirista, ator e diretor. Seu desempenho nessa função lhe deixou conhecido popularmente como um dosmaiores diretores de todos os tempos. Ele tem uma filmografia com mais de 40 títulos, sendo cerca de metade deles como ator e a outra parte em funções de produção. Além dos longas, ele também já trabalhou em documentários. A primeira vez que fez um foi em 1970, com o "Street Scenes", e o último foi em 2011, "Living in the Material World: George Harrison".
Martin é casado com Helen Morris desde 1999, com quem teve sua filha mais nova, Francesca Scorsese. Ele já teve outros quatro matrimônios: com Barbara De Fina, entre 1985 e 1991; com Isabella Rossellini, entre 1979 e 1982, com Julia Cameron, entre 1975 e 1977 (com quem teve Domenica Cameron-Scorsese), e Laraine Marie Brennan, de 1965 a 1971, a mãe de sua filha primogênita, Cathy Scorsese.