Fútil, ambiciosa e muito fashionista: a vilã interpretada na novela "Fuzuê" por Marina Ruy Barbosa é dona de um closet que tem movimentado as redes sociais. Preciosa aposta em peças elegantes e grifadas em diferentes ocasiões e, para saber mais sobre esse figurino, o Purepeople conversou com Flávia Azevedo, figurinista responsável pela novela das sete da Globo.
"Os elementos-chave da Preciosa passam pela discrição e minimalismo. Ela é adepta do luxo discreto e silencioso com peças de peças extremamente sofisticadas e de muita qualidade que não precisam ostentar para serem luxuosas", aponta a figurinista de "Fuzuê".
O luxo discreto e silencioso citado por Flávia é uma tendência já comentada há algum tempo nas redes sociais: o quiet luxury. Trata-se de um termo que define o modo de se vestir de pessoas que, mesmo com situação financeira abastada, optam por itens grifados mais sutis, sem ostentar logotipos e muitas cores.
Em entrevista anterior ao Purepeople, Marina contou que a paleta de cores de Preciosa prioriza os tons neutros. "A gente definiu algumas cores também, achava que seria marcante para a Preciosa ter uma identidade visual, com uma paleta específica. E a gente chegou nas cores neutras: ela usa muito branco, preto e bege... E duas cores só além dessas: vermelho e azul", revelou a ruiva.
Flávia explica ainda que a participação do ator é um ponto importante na construção do figurino. "Eu entendo o figurino como a segunda pele do ator e valorizo demais a troca com ele no desenvolvimento do meu trabalho. É algo que eu tenho o hábito de fazer", analisa.
No caso de Marina Ruy Barbosa, a atriz sugeriu a inserção de peças de sua marca, Ginger. No entanto, Flávia destaca que ela e Marina alinharam bastante a seleção das roupas. "O figurino não é escolhido em função de uma ou outra marca, mas de peças que comunicam as mensagens fundamentais a serem repassadas. Essa definição é sempre baseada em sensações que cada personagem precisa transmitir, precisa comunicar. Este é o norte para a construção dos figurinos", destaca.