Walcyr Carrasco contou que matou personagem de Marina Ruy Barbosa em "Amor à Vida", em 2013, após desistência da atriz a raspar o cabelo na novela. Em live à "Caras", o autor revelou que ficou surpreso e que a produção foi afetada depois de mexer em 30 capítulos já entregues à Globo. "Quando aceitou o papel, ela tinha combinado verbalmente que cortaria o cabelo. Ela foi fazer o papel e a história [do corte] foi chegando. Ela não avisou com tanta antecedência que não ia cortar", disse. Atenta às polêmicas na internet, a mulher do piloto Xandinho Negrão tomou conhecimento da entrevista e discordou do dramaturgo nas redes sociais.
Em "Amor à Vida", Marina Ruy Barbosa interpretava uma jovem com câncer e a ideia principal era que tivesse seus fios cotados como os de Carolina Dieckmann em "Laços de Família", sucesso de 2000, que será reprisado a partir de setembro no "Vale a Pena Ver de Novo". "Se ela tivesse, a certa altura, avisado com muita antecedência, eu teria sabido orientar a história para outro lugar", afirmou Walcyr Carrasco.
Dona da marca Ginger, Marina Ruy Barbosa decidiu colocar um ponto final e deu sua versão no Twitter, contrariando a história contada por Walcyr Carrasco. "Depois de oito anos, ainda esse assunto... 'desisti' pois o que tinha sido combinado e dito pra mim sobre a história, sobre a personagem, não foi feito", disparou ela, que não vai largar carreira de atriz por estrear como empresária de moda. Segundo a ruivinha, ela nunca teve contato direto com o autor: "Uma pena não ter tido a chance de conversar e entender o que se passava na cabeça do Walcyr. Do lado de cá, com as informações que eu tinha, de uma coisa estava certa: como atriz, não queria só o sensacionalismo".
Marina Ruy Barbosa tinha 17 anos quando a novela foi transmitida. Ao topar convite, a pretensão da artista era tratar a doença com atenção e fazer uma ação social sobre o câncer linfático, assim explicado nas redes sociais. "Não foi uma decisão irresponsável, muito menos leviana. Após uma longa conversa com a direção da emissora da época, chegamos juntos a essa conclusão, de que não fazia sentido pela forma como tudo estava sendo tratado", acrescentou ela, que mantém cuidados com a beleza na quarentena.
Marina Ruy Barbosa ressaltou ainda sua coragem de se arriscar e enfrentar a decisão de Walcyr Carrasco. "Admiro a minha coragem de questionar. Hoje ninguém é mais inacessível e essas hierarquias são tratadas de uma forma bem mais saudável nos ambientes de trabalho. No entanto, possuo total respeito e admiração pelo trabalho do Walcyr, um autor que considero muito talentoso", completou.
(Por Rahabe Barros)