À primeira vista pode parecer que Marina Ruy Barbosa nada tem a ver com Eliza, da novela "Totalmente Demais", mas apesar das grandes diferenças entre as duas, elas têm um ponto comum: ambas não toleram assédio. Em conversa com o Purepeople, a atriz comenta a repercussão das cenas em que a mocinha sofre tentativas de abuso e conta que reage ao ser assediada, ainda que não da mesma forma que a personagem. Ela também admite que quando se irrita deixa escapar um palavrão ou outro: "Não é um negócio que eu falo toda hora, mas às vezes sai".
Eliza é uma gata borralheira comtemporânea, que em vez de madrasta má tem um padrasto explorador que desde o primeiro capítulo da trama a olhava com desejo e vivia tentando agarrá-la. A jovem passou por momentos difíceis e comoventes nas cenas fortes de tentativa de abuso. "É um tema super importante e acho bom a novela tratar desse tipo de assunto. Esse tipo de coisa é mais comum do que parece", afirma a intérprete.
O assédio da ficção reflete uma triste realidade vivida por muitas mulheres e a repercussão do drama da protagonista chegou até a atriz. "Agora com a Eliza eu tenho recebido muitas mensagens de meninas que passam por situações parecidas e não têm coragem de falar para a mãe, nem para ninguém. Então acho que é bom a novela alertar sobre isso. Mostrar que tem que ser falado", comenta.
"Sou mais tranquila, mas falo"
A abordagem do tema se relaciona com vários movimentos feministas que vêm tomando cada vez mais lugar nas redes sociais e na mídia, especialmente depois do assédio sofrido por Valentina, participante de 12 anos do programa MasteChef Junior. A partir disso, teve início na web uma campanha em que mulheres desabafam relatando a primeira vez que foram assediadas. Leticia Sabatella e outras famosas apoiaram a causa e postaram usando a hashtag #primeiroassedio.
Marina também apoia o movimento e acredita que as mulheres não devem naturalizar abusos e assédios, achando que bincadeiras e cantadas na rua fazem parte do cotidiano. "Tem que ser falado sim, tem que ser tratado, tem que ser exposto", ela afirma. E garante não se cala quando passa por uma situação dessas, apesar de sua resposta não ser tão agressiva quando as de sua personagem na trama. "Nunca respondi que nem a Eliza responde... Sou mais tranquila, mas falo", conta.
A doçura e delicadeza são características marcantes de sua personalidade, mas a ruiva revela com bom-humor que também tem seus momentos de "Eliza": "Quando estou irritada eu falo palavrão. Não é um negócio que eu falo toda hora, mas às vezes sai... (risos)."
(Por Samyta Nunes)