Os artistas sertanejos estão no centro de uma polêmica intitulada pelo público como "CPI do Sertanejo". Por conta da pressão popular, que questiona os altos cachês pagos a artistas do gênero por prefeituras de cidades do interior, Gusttavo Lima já teve um show cancelado e diversas outras apresentações estão sob investigação do Ministério Público. Em meio à polêmica, internautas resgataram uma reclamação antiga de Marília Mendonça, que morreu há sete meses vítima de um acidente aéreo.
+ A tatuagem que parou o Brasil: olhares sobre cachês sertanejos começaram após crítica de Zé Neto a Anitta. Relembre!
Na época, Marília protestava contra a dificuldade de agendar apresentações em capitais para o projeto "Todos os Cantos". Neste DVD, a rainha da sofrência chegava de surpresa nas cidades e se apresentava sem cobrar cachê e sem cobrar ingresso do público. "O projeto 'Todos os cantos' é feito todo de boas intenções, pena que não é valorizado por quem mais deveria valorizar: os próprios líderes da cidade e de estado que tem sua casa exposta e valorizada pro mundo todo e sem incentivozinho, hein? Difícil!", reclamou.
O foco da reclamação de Marília foi, justamente, o fato de oferecer um espetáculo grandioso para uma cidade sem cobrar cachê e, ainda assim, a oferta ser recusada. "Se estivéssemos pedindo dinheiro, eu entenderia. agora: 'Ei, quero valorizar o turismo na sua cidade, trazendo um show grátis pra sua população, posso?' Porta na cara! Não fazem e não deixam que façam! Ok. Aqui a luta não para", escreveu a cantora.
No Twitter, uma publicação resgatou as declarações de Marília e disparou uma acusação a autoridades políticas. A postagem já recebeu mais de 78 mil curtidas na rede social. "Em 2019, Marília Mendonça reclamou que os prefeitos não aceitavam seus shows de graça nas cidades. Pois é, Marília, aí não teria como eles desviarem verba, né?", diz o tweet.
Nas respostas, as postagens mais curtidas pelos usuários enalteciam a atitude de Marília em oferecer o espetáculo de forma gratuita. "Honesta, humana e extremamente apaixonada pelo que fazia: cantar e espalhar amor através da sua arte", celebrou um fã. "Marília fez vários shows de graça sim pro povo simplesmente por motivos maiores que dinheiro, era por amor ao povo e pelo seu projeto!", afirmou outra admiradora.