Maria Júlia Coutinho festejou a inédita parceria com Zileide Silva, através de sua conta de Instagram. Já de volta ao bloco da previsão do tempo do "Jornal Nacional", para alegria dos fãs, a jornalista não escondeu sua felicidade ao dividir com a colega de profissão o "Jornal Hoje" deste sábado (29).
Enquanto Zileide ancorou o telejornal da Globo exibido na hora do almoço, Majú fez a tradicional apresentação de como a temperatura vai estar pelo país. "Um brinde às pessoas que nos inspiram. Zileide Silva é inspiração. Trabalhamos juntas pela primeira vez hoje! Fizemos História!", comemorou Majú, que estava cotada para assumir um telejornal na emissora carioca, mesmo que de maneira provisória. Maria Júlia se referiu ao fato de que, pela primeira vez, o telejornal teve duas jornalistas negras no comando.
Os seguidores dela também aprovaram ver as duas jornalistas dividindo o "JH". "Orgulho demais de estar vendo isso", elogiou uma internauta. "Adorei! Vocês são demais", acrescentou outro. "Quanta classe e elegância", apontou um terceiro, se referindo também ao estilo de Majú, inspirado na primeira dama americana, Michelle Obama.
Jornalista foi alvo de racismo
Após ficar mais conhecida por assumir a previsão do tempo no "JN", Majú acabou sendo vítima da intolerância racial, na página do Facebook do telejornal, em julho passado. William Bonner e Renata Vasconcellos lideraram um manifesto de apoio à colega, o "Somos todos Maju". "Tá, o tio aprendeu que a gente deve dizer que o tempo 'é firme', quando não tem chuva, nem chuvica, nem chuvona. Mas, no 'JN', o tempo é sempre bom, com você", escreveu o âncora se referindo à Maria Júlia.
Quem também se pronunciou na época foi Glória Maria. "O que eu digo para Maju é que ela vá em frente e não desista nunca, porque é isso que os racistas querem, que a gente fraqueje e desista. Mas que ela fique mais forte com essa experiência e siga adiante", declarou a repórter, também vítima de preconceito.
"Essa é a prova do que eu sempre disse, que o racismo nunca vai acabar. O que ela está passando hoje, eu vivi no 'Fantástico'. (...) . Mas nunca fraquejei, nunca desisti", acrescentou a apresentadora do "Globo Repórter".
(Por Guilherme Guidorizzi)