Marcius Melhem: a polêmica entre o humorista e a TV Globo ganha um novo capítulo. Nesta segunda-feira (22), vazou um vídeo onde ele aparece rodeado de amigos em uma piscina, cantando uma música que debocha dos departamentos responsáveis por receber e apurar as queixas dos artistas dentro da emissora. O registro, feito mais de um ano antes de as denúncias de assédio sexual e moral virem à tona, foi divulgado pelo jornalista Leo Dias, do Metrópoles.
"Não tem compliance lá, não adianta reclamar no DAA", diz o trecho da canção entoada por Melhem. O Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico (DAA), reformulado após a polêmica, é o setor responsável por cuidar dos artistas e receber as reclamações e demandas das estrelas da casa. Já o cumpliance é um programa que investiga desvios de conduta e garante com que os princípios éticos da empresa sejam cumpridos e a integridade dos contratados seja assegurada.
Segundo fontes ouvidas por Leo Dias, o vídeo foi gravado no dia 15 de outubro de 2018, um dia após Marcius ser promovido a diretor do departamento de humor da Globo. Ele aparece ao lado do cantor Leoni e de diversos atores e roteiristas que faziam parte do núcleo do ex-"Zorra". Ainda de acordo com o jornalista, os profissionais que aparecem junto ao ex-chefe no registro e ainda seguem contratados pelo canal estão em clima de pavor.
O vídeo já havia sido mencionado em reportagem da revista Piauí, que expôs os bastidores das denúncias de assédio sexual e moral contra Marcius e criticou a postura da Globo, que procurou ser discreta e preservou a imagem do humorista. Uma fonte ouvida pela publicação e que estava presente na festa disse que era nítido que as denúncias já eram conhecidas no departamento de humor. "Era como se o Marcius estivesse acima do DAA", afirmou.