O Carnaval do Rio de Janeiro tem uma nova campeã: a Estação Primeira de Mangueira levou o título nesta quarta-feira (06) e foi homenageada por diferentes famosos nas redes sociais. Camila Pitanga, uma das celebridades que desfilou na escola, cujo enredo, "História para ninar gente grande", homenageou heróis negros e índios esquecidos. "Que o Brasil inteiro saiba reconhecer a importância desse enredo que a Mangueira levou pra avenida", escreveu a atriz, que prestou homenagem ao pai ao representá-lo no desfile da Porto da Pedra.
Angélica, por sua vez, lembrou desfiles da escola nos quais participou na juventude. "Minha Mangueira de tantas emoções e momentos mágicos trouxe mais uma vez pra todos sua alegria comprometida com o amor e a com nossa história", escreveu a apresentadora. Cauã Reymond postou um clique seu no desfile da escola em 2016, quando a agremiação levou seu título anterior. Alcione, cantora que representou Dandara, mulher de Zumbi dos Palmares no desfile, festejou: "Meu Deus, eu não estou me aguentando. Viva a Mangueira, viva todos os Segmentos da nossa escola, viva essa Nação Mangueirense, viva essa Bateria, viva nosso carnavalesco Leandro Vieira. Viva essa comunidade".
Uma das rainhas de bateria a brilhar na Sapucaí, Evelyn Bastos parabenizou a agremiação antes mesmo do resultado que deu o título para a escola, que também fez homenagem à Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro há cerca de um ano. "Quando falamos do poder preto, do gritar do índio ao mundo inteiro, nós vencemos! Quando uma favela desce agarrada na tua fantasia pra falar de representatividade, vencemos! Quando a comunidade se une pra honrar nossa raiz e nossa ancestralidade sem temer a opressão, nós vencemos! Quando o medo de soltar o verbo desaparece... nós vencemos! Quando entregamos a coroa à Dandara, Maria Felipa, Esperança Garcia, Mahin etc... nós vencemos! Quando vi o meu morro chorar de emoção, eu percebi que vencemos! E essa história não será apagada dos nossos corações", disse. Confira todas as postagens a seguir!
(Por Marilise Gomes)