Juliana Paes se deliciou com um prato de macarrão com salsicha durante o intervalo das gravações da novela "A Força do Querer", na comunidade de Tavares Bastos, no Rio de Janeiro. Adepta do jejum intermitente, padrão alimentar muitas vezes confundido com dieta, a atriz não abre mão de algumas guloseimas ocasionalmente. "A Juliana tinha essa obrigação de comer a cada três horas e era muito ruim para ela. Ela se libertou disso e come comida de verdade quando tem fome, mas de vez em quando bebe a cervejinha dela, o prosecco dela, o docinho dela", disse Fernanda Muller, nutricionista de Juliana, em entrevista ao Purepeople.
Com uma rotina puxada de exercícios, Juliana Paes opta por malhar ainda em jejum. "Antes ela comia carboidrato, tapioca, antes de ir treinar. E comia mais carboidrato no almoço, mais fruta à tarde, e mais carboidrato à noite porque ela gosta de comer docinho nesse horário. Então ela tinha umas gordurinhas que não conseguia perder", contou a nutricionista ao comparar com a nova alimentação: "Uma das alterações foi tirar o carboidrato da manhã. Então eu sugeri que no lugar de tapioca e fruta ela escolhesse ovos, shake de proteína ou café com óleo de coco. Ela vai praticamente de jejum para a academia porque óleo de coco tem caloria, porém a gordura não tem impacto nenhum na insulina", explicou.
Embora a crença comum diga que ir para a academia sem se alimentar causa fraqueza, Fernanda Muller, que acompanhou Deborah Secco logo após dar à luz Maria Flor, explica que não é bem assim. "Isso é um mito. Não é um problema malhar de jejum. Você não vai ter hipoglicemia, principalmente quando está adaptado", disse ela, frisando que se exercitar em jejum deve ser uma escolha individual: "Se a pessoa se sente melhor comendo, ela vai comer antes de treinar. Se ela se sente bem não comendo, ela não tem a obrigação de comer. O jejum não é um problema mas também não é uma solução. Não quer dizer que treinar em jejum vá emagrecer mais, depende da preferência da pessoa".
(Por Vanessa Nogueira)