Em meio a rumores de viver romance com Adriana Calcanhotto, Maitê Proença está em alta na web. A atriz de 63 anos teria sido apresentada à música por um ex-namorado, Zé Maurício Machline. Antes do relacionamento das duas vir a público, Maitê mantinha a vida amorosa discreta, mas chegou a responder perguntas dos fãs no início do ano, afirmando estar solteira e brincando sobre não ter possibilidade de conhecer ninguém, já que estava isolada por conta da pandemia.
"Amor sempre vale. Quando a gente está apaixonado e o sexo é uma porcaria, a gente segue naquilo. E não pelo sexo. É o amor que faz o coração pular e bater. Amor sempre vale a pena", disse ela, ao ser indagada por um fã sobre a validade de um amor platônico. Sobre querer um relacionamento, ela respondeu: "Se meu príncipe cair do teto porque não tenho saído de casa. Agora vai ser difícil, mas estamos abertos, nunca se sabe. Quem sabe não vem num drone ou não apareça trazido por uma cegonha", em fevereiro deste ano.
Maitê Proença não havia tido nenhum relacionamento público com mulheres até então, como é o caso de outras famosas, que agora não poupam declarações inspiradoras às amadas. Desta vez, ela não confirmou nem negou o novo namoro com Adriana Calcanhotto, ao ser indagada pela revista "Veja", que publicou a notícia originalmente.
Isolada por conta da Covid-19, Calcanhotto teria passado mais tempo no Brasil do que de costume, já que mora e trabalha em Portugal, lecionando da Universidade de Coimbra. No dia 14 de maio, Maitê Proença iniciou o caso com a cantora, ao comparecer em uma festa do ex-namorado, Zé Maurício Machline, em Mambucaba, Angra dos Reis. A informação é do jornal "Extra".
Na publicação que vazou o suposto romance, Maitê Proença manteve sua descrição habitual quanto a vida amorosa. "Não sou muito de abrir minha intimidade. Prefiro preservar certos assuntos", contou ela. Ainda assim, tanto a atriz quanto Adriana Calcanhotto, solteira desde a morte da ex-mulher, Suzana de Moraes, brincaram no Instagram com o fato, ao publicar uma foto da revista com a reportagem, que estava com um erro de grafia.
"Disse a Veja que Maitê disse à Veja", escreveu a cantora, com emoji de risada. "A Veja disse isso da própria Veja?", questionou Maitê Proença, em comentário da publicação. Ao contrário de Adriana Calcanhotto, o último relacionamento da atriz que veio a público foi um pouco mais recente: com o empresário Eduardo Faria de Carvalho, durante dois anos.
Antes disso, Maitê Proença foi casada com o político Paulo Marinho durante 12 anos, até 1995. Paulo é pai da única filha da atriz, Maria Marinho, de 30 anos. Nos anos seguintes, chegou a viver relacionamentos com o cineasta Edgar Moura e o assessor Rodrigo Paiva.