Enquanto aguarda novos convites para voltar à TV, Beatriz Segall resolveu exercer a função de professora de interpretação através de aulas particulares em sua casa, em São Paulo. Longe da TV há dois anos - quando viveu Madame Besnaçon em "Lado a Lado", premiada com o Emmy Internacional 2013 de melhor novela -, a atriz afirma ao Purepeople que já passou do "peso e idade" de ficar batendo em portas atrás de trabalho e, que agora só pensa em passar seus conhecimentos profissionais adiante.
"Tenho 70 anos de carreira e sou realizada pessoalmente e profissionalmente. Me faltam bons papéis na TV, mas isso é uma coisa geral! A TV precisa ser reciclada. Faltam bons autores, textos e atores... Agora só interessam os bonitinhos", diz Beatriz, apontando Ana Beatriz Nogueira (que causou estranheza no público ao ser escalada para viver a mãe de Gabriel Braga Nunes na novela "Em Família ") como um exemplo de atriz a ser seguido.
Vida aos 80
Aos 88 anos, Beatriz garante que a resolução de dar aulas em nada tem a ver com alguma dificuldade financeira. Muito pelo contrário! Ela vive confortavelmente com um 'pé de meia' conquistado ao longo da carreira e, inclusive, se divide entre dois apartamentos próprios no eixo Rio/São Paulo.
"Eu apenas quero comodidade. Estou em casa falando do que mais gosto e recebendo as pessoas que eu escolho. Tem sido uma troca muito grande. Dentre os alunos tem muitas donas de casa, que nunca tiveram contato com o teatro. É um olhar novo sobre a arte e isso é muito instigante", conta a atriz, garantindo que só dá aulas no período da tarde e já está com a agenda praticamente lotada.
Consciência política
Com uma lucidez e vivacidade de causar inveja, Beatriz tem sede de conhecimento e não se deixa abater pelos efeitos da terceira idade. Em julho, ela tropeçou em uma calçada na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e machucou o olho direito. O episódio, no entanto, não deixou traumas na atriz. "Faço tudo sozinha. Amo ler, então vou sempre à livraria. Da morte eu só tenho medo do sofrimento. Mas se for de maneira rápida, está tranquilo", surpreende Beatriz
Intérprete da famosa vilã Odete Roitman, da novela "Vale Tudo" (exibida pela TV Globo em 1988), Beatriz ama interpretar e não pretende recusar algo que lhe interesse. "Fiz outras coisas muito boas na TV, mas até hoje me chamam de Odete nas ruas. Estou aberta a novos convites para TV, mas até agora não aconteceu nada", fala a atriz, que pretende atuar em dois projetos teatrais, mas não quer mais produzir peças.
"Não tenho mais idade para ficar sentada nas salas de espera aguardando os empresários se interessarem ou não pelo que estou vendendo. E publicidade é tudo para um espetáculo! Eu não estou mais disposta a tirar dinheiro do meu bolso para bancar nada. Quando você abre a cortina do teatro já está devendo. Escreve aí: o governo que aí está não me dá incentivo para produzir nada", discursa a atriz, que mesmo não tendo obrigatoriedade ao voto faz questão de ir à urnas neste domingo (26).
(Por Renata Mendonça)