Polêmica à vista? Linha Direta: Três crimes horripilantes que fariam seu estômago embrulhar no programa
Publicado em 19 de maio de 2023 às 16:00
Por Thais Teles | Notícias da TV, novelas e reality show
Exploradora dos catálogos de streaming, uma comunicóloga que está de olho no mundo das celebridades
O programa Linha Direta, da Globo, voltou com tudo e promete cutucar a ferida do público para não só conscientizar, mas explodir de audiência. Relembre casos que abalaram o Brasil e podem ser retratados no programa:
Pedro Bial apresentou um programa relatando o caso de Henry Borel e mexeu com o público Araceli foi uma menina que foi sequestrada aos 8 anos na cidade de Vitória Sarí Côrte Real e Sérgio Hacker foram os patrões de Mirtes Renata no caso de Miguel Mirtes Renata concedeu entrevista para a Globo para tentar fazer justiça ao seu filho Linha Direta é um programa que começou na Globo no começo dos anos 90
Veja + após o anúncio

Linha Direta foi um programa criado pela Globo nos anos 90 para mostrar casos policiais com o intuito de alertar o público e incentivar as denúncias dos casos que não foram resolvidos. Depois de uma longa temporada longe do ar, Pedro Bial voltou como o apresentador do novo Linha Direta.

A volta do programa causou, inicialmente, gerou críticas para a apresentadora Ana Hickmann e para Sônia Abrão e não deixou de passar batido. Um exemplo disso foi que o programa mais recente que falou do Caso Henry Borel, crime ocorrido em 2021, quase não foi para o ar nesta última quinta (18).

Segundo informações do Jornal Nacional, a juíza Elizabeth Machado Louro acatou um pedido do ex-vereador Jairinho que foi acusado de matar o menino. Jairinho não queria que o Linha Direta fosse ao ar já que ainda não aconteceu seu julgamento e isso poderia influenciar o veredito final.

Veja + após o anúncio
'Linha Direta' sobre Henry do Borel quase não foi ao ar

Mas, a decisão da juíza foi derrubada em tempo recorde pelo atual ministro Gilmar Mendes que alegou em um comunicado: "a liberdade de expressão, enquanto direito fundamental, tem, sobretudo, um caráter de pretensão a que o Estado não exerça censura".

Há quem gostou e há quem não gostou, mas a realidade é que o Linha Direta não teve medo de mostrar, por exemplo, uma imagem de Henry Borel morto.

Um costume que foi deixado pela Globo de lado em comparação com suas correntes: Record e SBT que tem seus programas e jornais para falar das criminalidades no Brasil. No Twitter, o público não deixou de se manifestar e comentários como:

Veja + após o anúncio

"Me quebrou demais", "Que dor", "Como pode existir gente tão podre", "Horripilante o programa", "escutem as crianças" e entre outros puderam ser vistos.

Fato é que o Linha Direta veio para ficar e nisto gera-se uma curiosidade sobre quais casos o programa ainda abordará. Reunimos alguns casos que movimentaram o Brasil e também poderiam ser temas retratados com a apresentação de Pedro Bial:

CASO MENINO MIGUEL

No ano de 2020, Miguel, que tinha apenas 5 anos, morreu depois de cair no 9º andar de um prédio no Recife. Justamente no momento do acidente, sua mãe, Mirtes estava passeando com os cachorros dos patrões.

Veja + após o anúncio

Miguel ficou sob os cuidados de Sari Corte-Real, a patroa de Mirtes, mas o menino ficou desassistido ao ser deixado entrar sozinho no elevador. Sari foi presa em flagrante, mas foi solta após pagar fiança de R$ 20 mil reais.

CASO ARACELI

Foi em 1973, em Vitória, segundo informações da TV Gazeta que Araceli, de apenas 8 anos, foi sequestrada, drogada e estuprada. O corpo da menina foi encontrado em uma mata.

Nos anos 80 três suspeitos foram sentenciados pelo crime, mas em segundo julgamento, em 1991, eles foram absorvidos. O caso prescreveu em 1993 e até hoje ninguém foi devidamente punido.

Veja + após o anúncio
CASO BEBÊ SOPHIA

Ainda neste ano de 2023 um crime que aconteceu em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, com uma bebê de 2 anos chocou o Brasil. Sophia Jesus Ocampo foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento após 7 horas de sua morte pela mãe, Stephanie de Jesus.

O caso começou a ser investigado e a polícia descobriu que a bebê sofreu um traumatismo na coluna cervical e foi estuprada. Os principais suspeitos pela barbárie são a própria mãe e o padrasto de Sophia. A história fica ainda mais difícil de digerir quando a versão dos fatos foi contada pelo pai.

Jean Carlos pediu a guarda da filha, antes de sua morte, inúmeras vezes, mas ela não foi concedida. O principal motivo apontado seria porque Jean está em um relacionamento com outro homem.

Veja + após o anúncio
Como era o programa Linha Direta?

O Linha Direta não fugia do que está sendo transmitido atualmente, o programa contava com edição especial para tratar casos policiais que foram resolvidos e ajudava a prender foragidos da justiça já que tinha muito apelo popular.

Todavia, por outro lado, o programa também foi acusado de sensacionalismo e sofria pressão por lidar com grandes autoridades e instituições brasileiras.

Quem fazia Linha Direta antigamente?

O programa da Globo teve Hélio Costa (1990), Marcelo Rezende (1999) e Domingo Meirelles (2000 - 2007) como apresentadores antes de Pedro Bial.

Sobre
Palavras-chave
TV Entretenimento Famosos brasileiros Polícia Justiça
Sobre o mesmo tema
Notícias similares
Últimas Notícias
Últimas Notícias