O lenço é um curinga fashion, acessório dos mais versáteis do mundo da moda. Ele serve, por exemplo, para salvar uma mulher de um bad hair day ou segurar o penteado em um look de praia, em que os cabelos ficam indomáveis por exemplo. Também faz as vezes de turbante e salva o visual de quem está passando por uma quimioterapia, como mostramos por aqui durante o Outubro Rosa. Além disso, pode trazer um colorido a mais para bolsas, colares, relógios, de forma mais discreta, e aquecer o colo e o pescoço quando o frio apertar. Mas, principalmente, o lenço tem o papel de dar um toque a mais de estilo em qualquer look, dos mais básicos aos mais elaborados.
Substituído momentaneamente pelas bandanas, a peça, no entanto, ficou um pouco esquecida nas passarelas durante algumas temporadas. Agora faz seu retorno triunfal tanto nas semanas de moda internacionais quanto nas nacionais. No São Paulo Fashion Week, por exemplo, o acessório foi usado em looks em estilo western -- uma das trends mais exploradas na temporada -- na marca Lilly Sarti. Já a Cotton Project, que traz uma pegada mais minimalista, uma das apostas desta estação, e arrematando looks simples, que ganharam um toque a mais com o lenço amarrado nos cabelos, como usavam as divas da era de ouro de Hollywood.
Os lenços no cabelo também apareceram em peso na Semana de Moda de Nova York. Com uma passarela inspirada no surfwear, Michael Kors usou o acessório -- com estampa combinando com o look -- de maneiras diversas. A peça apareceu na passarela em estilo bandana e até como turbante. Os laços e os acessórios de cabeça foram protagonistas, especialmente nas semanas de moda internacionais. O americano Tom Ford foi outro que apostou no lenço, usado para arrematar looks cheio de sex appeal para femme fatale nenhuma botar defeito.
Se assunto é look para o frio, o lenço no pescoço é a pedida certa para trazer cor na medida certa para a produção e, de quebra, dar aquela aquecida no colo e no pescoço. O designer italiano Giambattista Valli foi um dos que apostaram no recurso em sua última coleção de inverno. Já o americano Brandon Maxwell ousou trazer o lenço no pescoço em um look de verão. O mesmo fez Tory Burch, que criou, com a peça, um clash de estampas para lá de fashion. O acessório, além de versátil, é um item relativamente mais barato que outras peças e traz outra cara para qualquer produção, se tornando, assim, um investimento certeiro.
(por Deborah Couto)