Quem está de olho nas tendências vindas das passarelas das semanas de moda internacionais já notou que os looks estão mais delicados e românticos, uma tendência que vem aparecendo em diversos elementos que compõe os visuais para as próximas temporadas. Estão entre eles os florais, os tons de rosa, a renda e o tule, material que ajuda a construir uma imagem de princesa nos vestidos do verão 2019.
Outro desses elementos é o laço, que marca presença tanto em uma estética mais divertida, embasada nos anos 80, umas das décadas de referência mais usadas nas semanas de moda internacionais, quanto nos visuais mais românticos. Ambos os estilos têm o laço como elemento de feminilidade, algo que traz um charme a mais para o visual. O laço é um dos elementos clássicos da grife Valentino, por exemplo, assim como a cor vermelha. Ultrafeminina, a marca aposta no escapismo dos vestidos ultravolumosos e que parecem ter sido feitos para bailes renascentistas. Nesta temporada, as laçadas vêm trazendo detalhes de amarrações nas cinturas e golas dos looks, fazendo-os ficarem ainda mais fantasiosos. Parecido, o estilo de Giambattista Valli trouxe o elemento em preto, conferindo certo peso a produções cheias de volume e delicadeza.
Numa onda mais anos 80 e divertida, a Moschino -- que leva a assinatura do designer Jeremy Scott, que costuma sempre apostar em uma narrativa fantasiosa para compor suas coleções -- trouxe o laço como uma pegada lúdica a mais para o desfile do verão 2019. Com outro estilo, mas também com referência nos anos 80, a francesa Isabel Marant apostou pesado nos drapeados, uma das trends mais fortes da estação, e nos acabamentos com babados e laços. Seus vestidos e macacões são perfeitos para vestir as fashionistas mais descoladinhas nas noites de verão.
Além de compor os looks com amarrações e detalhes fofos, os laços ainda apareceram em peso nos acessórios. Prendendo os cabelos (fazendo as vezes de faixas) e rabos de cavalo, eles são facílimos de copiar (basta ter uma fita em casa!) deixando os penteados do verão mais femininos, como fez Miuccia Prada para a Miu Miu. A grife investiu ainda no look combinadinho: laço nos cabelos e no colar feito em cristais. Quem apostou no recurso também como acessório foi a Saint Laurent, com direção criativa comandada pelo designer Anthony Vaccarello, que trouxe o lenço no pescoço preso por uma laçada como detalhe fundamental em alguns looks.
(por Deborah Couto)