Os anos 80 estão de volta à moda e isso influencia totalmente na maneira como usamos peças que já faziam parte do nosso guarda-roupa. A legging é uma delas e volta com tudo na esteira de outras trends polêmicas como a pochete, os chunky sneakers e, especialmente, os biker shorts, ou bermudas ciclistas, que seriam uma variação mais curta da mesma peça. A polêmica em torno da legging tem a ver com a forma como ela veste, já que é extremamente justa e marca todas as curvas e saliências da silhueta. Em geral, a legging é usada para atividades esportivas e não costuma frequentar os looks casuais das fashionistas de plantão.
Desde a temporada passada, no entanto, as calças bem justinhas vêm aparecendo com estampas e efeitos diferentes montando looks com um pé nos anos 80. Tom Ford, por exemplo, levou para sua passarela de inverno modelos que jamais passariam despercebidos, como peças inteiras em paetês ou em animal print com fundo neon (look que aliás se tornou um hit entre as fashionistas famosas) combinados a sapatilhas e scarpins de salto alto. O neon vem se tornando uma das trends mais fortes da temporada.
Com um estilo completamente diferente, quem também apostou na legging para o inverno (que acontece em breve no hemisfério Norte) foi a britânica Victoria Beckham, que trouxe a peça como base de sobreposções de camadas que terminam em pesados trench coats e parkas com comprimento abaixo do joelho. Nesse caso a legging traz mais um aspecto de praticidade que de sensualidade, como propõe Tom Ford.
Já para o verão 2019, a peça apareceu em desfiles de grifes de peso, como a Chanel e a Dior . A Chanel, que trouxe um clima de praia para o desfile no Grand Palais, apostou em looks com pés descalços que poderiam ser superbásicos, mas ganharam outro peso pela quantidade de acessórios (cintos, colares, brincos...) e pela onda da logomania que deixa qualquer look da grife milionário. Com outra abordagem, a Dior levou o universo da dança e do balé clássico para a passarela. Nesse caso a legging teve a função de mesclar o aspecto esportivo da dança à sua leveza, que fica bem clara na fluidez dos vestidos. Arrematados por sapatilhas ou sandálias de amarrar nas pernas, os looks ainda ganharam reforço de tops esportivos e de faixas para prender o cabelo.
Para usar no dia a dia, a legging é uma ótima base para peças mais volumosas, como uma túnica ou blusa de babados. Mas também fica linda com uma parte de cima mais alongada, como os blazers propostos por Tom Ford. Nos pés, aposte numa peça alongadora, como o scarpin, ou nas tradicionais sapatilhas e tênis para uma pegada mais casual.
(por Deborah Couto)