Existem muitas dietas diferentonas das famosas, que na maioria das vezes são bastante restritas, como as seguidas por Madonna. Mas uma delas, batizada de dieta 80/20, conquistou celebridades internacionais por sua simplicidade e possibilidade de comer guloseimas.
Entre as adeptas do tipo de alimentação estão as modelos Gisele Bündchen e Miranda Kerr, atrizes Jennifer Aniston, Nicole Kidmann, Olivia Munn e Kate Bosworth e até o astro do futebol americano Tom Brady, ex-marido de Gisele que reagiu de forma inusitada à sua terceira gravidez.
Ao contrário de outros métodos alimentares com nomes estranhos, o método da dieta 80/20 é muito simples: 80% do tempo, você mantém uma alimentação saudável e balanceada, rica em vegetais, proteínas magras, grãos integrais e gorduras boas, que estão presentes em todos os planos alimentares.
Já nos outros 20%, está liberado se entregar a guloseimas, como aquele chocolate irresistível, doces, uma taça de vinho ou uma fatia de pizza, mas claro, sempre mantendo o equilíbrio. O conceito da dieta é sobre satisfação e não privação.
De acordo com especialistas, essa abordagem flexível ajuda a manter a consistência a longo prazo, não sendo muito restrita e promovendo formas de bem-estar.
Entre os famosos que seguem a dieta 80/20 estão Jennifer Aniston: "Eu faço 80/20. Dou a mim mesma dias em que posso ter o que eu quiser. Não me privo", disse a atriz ao site Today. De fato, a alimentação nesta dieta é focada na saúde, mas sem deixar de lado alimentos que constantemente são privados da alimentação, como doces.
O mesmo acontece com Nicole Kidman, que disse ao Los Angeles Times em 2014 ser bastante flexível: "Na verdade, não sou tão rigorosa com minha dieta. Eu como praticamente qualquer coisa, mas com moderação", garantiu a estrela, que perdeu o Globo de Ouro para Fernanda Torres.
E quem também se alimenta desta forma é Tom Brady, ex-jogador da NFL e também ex-marido de Gisele Bündchen. Segundo a imprensa internacional, o astro é mais focado na alimentação saudável e usa a dieta 80/20 de outra forma: ele divide seu prato em 80% de vegetais e os outros 20% de proteínas magras.
Apesar de prometer ser um tanto flexível, alguns famosos usaram a dieta 80/20 para praticar algumas restrições. De acordo com o artigo do site Business Insider, alguns famosos, como a própria Gisele Bündchen e Tom Brady, usaram o método no seu dia a dia.
Segundo a chef Joanne Gerrard Young, que cuidava da alimentação do casal, revelou ao site Well and Good, os dois faziam uma "dieta crua 80/20, com grandes saladas coloridas e muitos vegetais frescos", mesmo em suas férias.
A atriz Olivia Munn foi outra que alterou sue métodos, comendo apenas frutas e vegetais 80% do tempo, com os 20% restantes reservados para "qualquer tipo de carne, pão ou qualquer outra coisa".
"Isso parece um pouco restritivo demais. Esse não é o tipo de 80/20 que é sustentável. Se você fizer isso direito, tendo um equilíbrio saudável em cada refeição e considerando os 20% como alimentos que talvez não sejam tão nutritivos, dessa forma é mais sustentável a longo prazo", disse a nutricionista Rachel Berman à Insider.
"Dessa forma, não se trata tanto de uma 'dieta da moda do momento', mas sim de 'ei, é assim que posso realmente comer e aproveitar todas as comidas que amo para o resto da vida'", completou.