Além da Saddle Bag da Dior, outra tendência dos anos 2000 voltou com tudo! A logomania já é febre entre celebridades e fashionistas há algumas temporadas e não dá sinal de deixar de ser tendência tão cedo. A mania de usar logomarcas de grifes em camisetas, bolsas, cintos e até em look total é um bichinho que picou as famosas, anônimas e até quem não liga muito para moda.
Das grifes tradicionais, cuja logo nunca deixou de ser usada, a Chanel é a campeã e sempre faz bonito em qualquer acessório. Outra que está mais forte do que nunca nas paradas de sucesso é a Gucci. A marca, que está no topo das mais buscadas na internet, manteve tanto a logo tradicional, com dois "Gs", que aparece em acessórios como o clássico cinto Gucci, quanto novos tipos, em peças mais contemporâneas, com pegada street. A mais nova empreitada da marca, por exemplo, é a parceria com o designer nova-yorkino Dapper Dan, hit entre rappers americanos. Grifes novas, como a Off-White, do designer Virgil Abloh, por exemplo, estão entre os hits da logomania, tornando seu nome cada vez mais conhecido.
Além da pura ostentação, claro, a motivação de muitas celebridades em mostrarem logotipos de marcas famosas pode ser comercial, como é o caso de Neymar, patrocinado pela Nike, e Bruna Marquezine, embaixadora da Puma. Mas o fato é que estampas com logos famosas são muito mais que mensagens de luxo, mas passaram a ser moda novamente há algumas temporadas.
Na contra-mão da alta-costura e alheias às falsificações, as marcas investem muito mais em um trabalho de branding que, de fato, de obter lucro. E, ainda assim, lucram bastante. É recente o fenômeno das grifes de luxo que andam fazendo a cabeça dos muito jovens, gente que ainda não trabalha para pagar sua própria roupa. São esses os seguidores de gente como a própria Bruna Marquezine, Bella e Gigi Hadid e Kendall Jenner, por exemplo. E é esse pessoal o público mais seduzido por uma logo que está bombando!
(por Deborah Couto)