Laura Cardoso comemora 86 anos nesta sexta-feira (13), na reta final de "Flor do Caribe". Na trama das seis, ela interpreta Veridiana, a avó de Candinho (José Loreto), Lino (José Henrique Ligabue) e Dadá (Renata Roberta), que criou sozinha com muita dedicação os três netos. Vale lembrar que a atriz foi um dos principais destaques do remake de "Gabriela", no ano passado, escrito por Walcyr Carrasco a partir da obra de Jorge Amado.
Há 61 anos na televisão brasileira, Laura começou nas telinhas muito cedo, ainda no início da TV Tupi. Na mesma época, trabalhou também na Excelsior, na Record e na Cultura. Seu primeiro papel na Rede Globo, a convite de Daniel Filho, foi em "Brilhante", de Gilberto Braga, quando interpretou a mãe da protagonista Luiza, vivida por Vera Fisher.
"O meu pai me entendeu. Quando eu estava trabalhando, ele me olhava para criticar para dizer se estava bom, se não tava. Mas ele nunca estava bom. Mas a minha mãe e uma parte da minha família, a gente não era bem aceita. Mas eu nunca me liguei muito nisso, se eu sou aceita, se não sou bem aceita. Eu tinha uma meta, eu queria fazer carreira de atriz. Eu queria representar", contou a veterana em depoimento ao programa "Damas da TV", exibido pelo canal Viva.
Em entrevista ao "Vídeo Show", Laura Cardoso fez um balanço sobre os anos dedicados à carreira: "Eu penso em tudo, nos personagens, no que eles me deram, no que eu dei a eles. É gratificante nesses sessenta e tantos anos pensar no que eu fiz", disse ela, revelando em seguida a sua filosofia de vida. "Viver a vida, o dia a dia, o que a vida te dá. Meus planos para futuro é fazer muito mais teatro, televisão, cinema, quero fazer muita coisa".
"Com 60 anos de carreira, eu sinto um frio na barriga e fico nervosa antes de começar um novo trabalho. Eu não pretendo me aposentar tão cedo!", disse Laura durante o lançamento da novela "Flor do Caribe".
Em 1995, Laura atuou em "Explode Coração", a primeira novela da emissora gravada no Projac. Nos últimos 10 anos, se destacou também em "Chocolate com Pimenta" (2003), "Hoje é Dia de Maria" (2005), sua primeira minissérie na Globo, no remake de "O Profeta" (2006), de Ivani Ribeiro, "Duas Caras" (2007), de Aguinaldo Silva e "Caminho das Índias" (2010), de Gloria Perez.
Em sua carreira, participou de mais de 20 projetos para o cinema. Um dos destaques da atriz nas telonas foi a participação especial em "Terra Estrangeira" (1995), de Walter Salles, em 2000.
Confira a galeria que o Purepeople preparou em homenagem a essa grande atriz!