Lais Souza tem apresentado melhoras constantes no processo de recuperação do acidente que sofreu há pouco mais de um mês, na descida na pista de esqui de Park City, em Utah. A atleta já consegue respirar e comer sozinha, e está sendo preparada para ter autonomia em uma cadeira de rodas.
De acordo com Antonio Mattos Jr, médico do Comitê Olímpico Brasileiro, Lais dirigir sua cadeira de rodas elétrica e ir a qualquer lugar que tenha vontade. "Ela nunca deixou de sorrir um só dia, mesmo nos mais difíceis. Está cantando como parte da fisioterapia. Está aprendendo e comprovando que pode realizar uma série de atividades, apesar das limitações físicas que tem neste momento e, enquanto mantém o trabalho diário por cada evolução. O que pode parecer pouco para todos nós, é muito para ela", disse ele, em entrevista ao "Globo Esporte".
Agora, a equipe médica do hospital onde Lais está internada espera que, até meados de março, sejam liberados os protocolos para o pedido de uma terapia de transplante de células nervosas, que até hoje só foi usada em pacientes paraplégicos. O tratamento inovador será aplicado pelo "The Miami Project to Cure Paralysis". A expectativa do Comitê Olímpico Brasileiro é que Lais permaneça em tratamento nos Estados Unidos pelos próximos quatro meses.
"Lais começará a ter aulas de inglês, fará outros cursos em diversas áreas. Ela está tendo acesso a tudo de mais moderno e recente que existe para o tratamento necessário a este tipo de lesão. Lais permanecerá em Miami o tempo necessário até que possa retornar ao Brasil sem riscos" – finalizou o médico durante a conversa.