Juliana Paes mostrou estilo ao passear no shopping de camisão e coque alto no cabelo na última quinta-feira (29). A produção, no entanto, se perde em um closet poderoso, repleto das mais variadas peças. "Tenho um closet de uma mulher do showbiz (risos). Sabe o que acontece: eu gosto desse universo. E acaba que meu closet é um lugar que fico muito tempo. Vira e mexe tenho um evento e tenho que escolher look, tenho que montar look para viagem. O meu closet não é só um lugar para eu me vestir. É um local de trabalho. Ali eu preparo o look para um evento, faço prova de figurino para campanha. Realmente trabalho ali e não fico só com um robe de plumas, salto, dando voltas. Tem sempre trabalho ali. É um lugar muito movimentado", explica ela em entrevista ao Purepeople.
Apesar do closet recheado, Juliana Paes afirma preferir qualidade à quantidade. "Compro poucas e boas peças. É aquela peça cara que sei que vai com várias outras e vai durar muito tempo. Comprei uma dessas há pouco tempo. Era uma peça básica, clássica, que foi cara e sei que vou usar por muito tempo. Muitas estações", exemplifica.
Um dos motivos que fazem Juliana evitar comprar roupa em quantidade são os presentes. "Realmente ganho muita roupa e tenho acesso a muitas coisas, então não vale à pena ficar pirando na gastação. Com o tempo ganhamos maturidade até para consumir e, ultimamente, quando entro em uma loja dessas que você gosta de tudo, a peça tem que mudar o seu closet. Tem que se perguntar: vou conseguir usar várias vezes? Se eu for fotografada, vou poder repetir? Essas são as perguntas que me faço. Se a resposta for sim, já é um começo. Muitas vezes não vale à pena gastar uma grana em uma roupa que você só vai conseguir usar uma vez", diz ela, que comemorou o aniversário de 39 anos com churrasco e piscina.
Diferente da Duquesa de Cambridge Kate Middleton, que está sempre repetindo looks, Juliana Paes evita usar a mesma produção sob os holofotes. "Não fico com a preocupação do que vão falar se eu repetir, mas é que o público já espera que eu não repita (risos). Repito muita roupa, mas é que tem essa vontade do público gostar de me ver sempre com uma coisa diferente. Aí, como faço? Quando adoro uma roupa e uso para ir em um evento e ela é muito fotografada, eu a repito em uma viagem, fora do hotspot. Acessório eu repito demais. Sapato então, muito. Sou chata com isso", afirma.
Se o conforto é a palavra do momento – e fez a venda de tênis superar a de sapatos de salto alto –, ela também é aplicada no dia a dia de Juliana Paes. "O sapato tem que ser confortável. Não me permito mais usar sapato que machuca. Quando somos jovens pensamos: 'Vai esfolar o meu pé, mas é lindo e vou usar'. Isso não cabe mais na minha vida. Não sofro por conta de roupa", diz.
Com tantos tipos de peça diferentes no closet, é difícil para Juliana Paes delimitar seu estilo. "Isso é muito difícil. Sou extremante eclética e ao mesmo tempo que adoro o clássico, também gosto do folk, do romântico. É uma dificuldade ter um closet enxuto. Gosto tanto de tanta coisa que é difícil falar: isso combina com isso, e como vou abrir mão?", afirma ela, que periodicamente se desfaz de muitas roupas: "Desapego geral! Todo ano faço um bazar que vai metade do meu closet! Não sou apegada às peças, mas gostaria de ser uma pessoa que é só clássica, ou é só normcore. Isso simplifica muito a vida."
Fã de looks com fenda e decote, Juliana Paes é mais uma das famosas que se entregou ao sporty. "Hoje em dia o street me pegou de um jeito... Depois que tive filho meu dia a dia acabou me levando para esse lugar, o de ser mais prática. De colocar um tênis e ficar o dia inteiro de tênis. Nunca usei tanto jeans e jaqueta como tenho usado agora, disse ela, que procura levar elementos mais glamorosos para as produções: "Combino o tênis e o jeans com uma camisa de seda, com uma peça mais delicada. Gosto do hi-Low. De misturar uma coisa de grife com uma peça de fast fashion, dessa brincadeira."
(Com apuração de Patrick Monteiro e texto de Vanessa Nogueira)