Desde o fim da novela "Boogie Oogie", José Loreto está se preparando para dar vida a José Aldo na cinebiografia do lutador. Ele raspou a cabeça para o personagem e investiu no crossfit para ficar com os músculos ainda mais tonificados. Mas, além dos exercícios físicos e da caracterização, o ator recorreu à quiropraxia para melhorar a mobilidade das articulações, aumentando a função dos nervos.
"O método potencializa a quantidade e a qualidade dos impulsos neurológicos enviados do cérebro para o corpo todo, como músculos, órgãos, veias e glândulas. Na verdade, todos os aspectos fisiológicos são beneficiados, como, por exemplo, a qualidade do sono, a saúde dos órgãos e músculos, que ficam mais definidos, tonificados e sem inchaço", explicou Lucas Rech, quiropraxista que cuida de Loreto.
O método tem como função diagnosticar anormalidades nos músculos, ossos, tendões, nervos e articulações. O ator aderiu à quiropraxia para dar mais mobilidade aos músculos, acelerando a preparação física e a recuperação dos treinos de artes marciais, musculação e outros exercícios que ele vem fazendo para o filme.
Com dois meses de tratamento, ator já vê resultados
Segundo Lucas Rech, José Loreto tem uma perda leve na curvatura lombar, o que pode levar ao desgaste precoce das articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos. "Isso compromete os movimentos nessas regiões. Mas ele é muito disciplinado, tem seguido o tratamento e as orientações", explica o quiropraxista.
Com dois meses de tratamento, Loreto tem aprendido a abandonar os hábitos que ajudavam a gerar o problema. "Quando o paciente segue a recomendação física, está facilitando as manipulações e acelerando o tratamento, que vai devolver a mobilidade perdida ao longo dos anos", afirma Lucas, que conta que o noivo de Débora Nascimento não tem feito uso de medicamentos durante o tratamento: "São lesões pequenas que conseguem ser curadas sem medicação".
Loreto tem feito uso do Kinesio Tape, uma fita que ajuda no processo de desinflamação e recuperação muscular, agindo através da estimulação dos músculos. O ator foi orientado por Lucas a fazer exercícios físicos que ajudariam no tratamento, como musculação, crossfit e artes marciais, principalmente judô, jiu-jítsu e MMA.
Loreto aposta na quiropraxia para afinar o pescoço
José Loreto foi indicado à quiropraxia pelo também ator Marcio Kielling, adepto do método. O tratamento não tem um período pré-determinado e o ator o seguirá até conseguir voltar a ter a mobilidade normal das articulações. "O que limita a permanência da mobilidade normal não é a idade e sim a quantidade de desgaste articular presente", explica Lucas.
O método também tem sido usado por Loreto para afinar o pescoço, uma preocupação estética para melhorar sua aparência na frente das câmeras. O quiropraxista explica o uso da técnica no processo: "Os resultados já podem ser vistos nos ombros, que já não estão tão baixos. Porém, o mais importante não é visto pelo público, mas percebido por ele no funcionamento da memória, da qualidade do sono e do fluxo sanguíneo para os músculos com nervos que saem da cervical, como os do pescoço e membros superiores".
Com isso, José Loreto deve surgir diferente e com o pescoço mais fino na biografia de José Aldo. Ele substituiu Malvino Salvador no papel, que abandonou o projeto devido a um conflito de agenda. O longa ainda vai contar com a participação de Cleo Pires na pele da namorada de Loreto, e do namorado da atriz, Romulo Neto. O filme contará com a direção e roteiro de Afonso Poyart, que assinou os filmes "2 Coelhos".