Maria Júlia Coutinho teve sua estreia na bancada do "Jornal Hoje" marcada: a jornalista estava passando por testes desde fevereiro deste ano e havia adiado sua estreia por não se sentir segura no comando do noticiário. A jornalista será a plantonista no próximo dia 10 (sábado), o que é considerado um sinal de estima da emissora.
Por conta da entrada de Maria Júlia, a emissora precisou fazer algumas mudanças. Inicialmente, a mulher do publicitário Agostinho de Paula - que a apoiou quando ela foi alvo de ataques racistas - estaria de plantão no mapa do tempo do "Jornal Hoje" neste sábado (3), mas foi substituída por Izabella Camargo. Luiz Fernando Ávila, editor do noticiário vespertino, também alterou seu plantão para ver a estreia de Maju de perto.
Para se preparar para a bancada do telejornal, Maju gravava ao menos um piloto a cada semana. Quando o telejornal comandado por Sandra Annenberg e Evaristo Costa - que divertiu os internautas ao atacar de cupido no Twitter - saía do ar, ela se valia da arrumação do estúdio para filmar seus testes.
Além de comandar o mapa do tempo no Jornal Nacional, Maria Júlia também fica nesta função durante o "SPTV - Segunda edição". E foi nele que cometeu uma pequena gafe ao se confundir com a localização de dois bairros. "A Natalia Soares quer saber a temperatura do Grajaú. É o seguinte, Tramontina, no nosso mapa não temos todos os bairros, mas a gente tem bairro próximo, que é o Campo Limpo, perto do Grajaú, que está com 15 graus. Esta é a temperatura aproximada também do Grajaú. Natalia foi atendida", contou a jornalista, citando a dúvida de uma espectadora. Mas ela se equivocou: os dois bairros citados por ela como próximos estão, na verdade, a 16 km de distância. Como o telejornal se pauta na interatividade, o apresentador, Carlos Tramontina, leu alguns comentários criticando a "moça do tempo". "Tem vários reclamando que o Grajaú é longe do Campo Limpo, ao contrário do que falou a Maju. Olha aqui: 'O Grajaú fica mais perto da Capela do Socorro', mas o Marcio falou assim: o Campo Limpo é longe do Grajaú, mas você tem crédito, Maju. Valeu, Marcio!", disse o jornalista.
(Por Marilise Gomes)