Na novela "Rock Story", João Vicente de Castro interpreta Lázaro, um vilão apaixonado que desde o início da trama faz de tudo para ficar com Diana (Alinne Moraes), e que vai finalmente conseguir, nos próximos capítulos. Contudo, diferentemente do personagem, o ator não aprova esse tipo de comportamento: "A insistência no amor é falta de educação. Ciúme pra mim é falta de educação". Em conversa com o Purepeople nos intervalos de gravação, João conta os motivos de estar solteiro nesse momento e rejeita rótulo de galã: "Não sou bonito, sou alto".
Já há algum tempo João Vicente fala em suas entrevistas da vontade de viver um novo amor. "Não vou perder tempo com amorzinho, não. Eu só quero amorzão", afirma. E adianta que mostra quando está interessado em alguém, mas não insiste. Seu limite é o consentimento: "Falo assim: 'eu quero'. Se você diz 'eu não', pergunto: 'tem certeza? Porque eu não vou insistir'". Além disso, ele também preza pelo respeito à liberdade do outro dentro da relação, que não deve ter espaço para ciúmes. "Às vezes sinto ciúme. Isso não quer dizer que eu vá falar. As pessoas são únicas, cada um faz o que quer da sua vida. Ciúme pra mim é falta de educação, a insistência no amor é falta de educação", pondera.
Para o ator, é importante não confundir atitudes românticas com assédio. "Eu entendo você ser galanteador, entendo você mandar flores, entendo você mostrar que você quer. Não entendo você ser abusivo, assediador", declara, e completa: "Tem um 'romance' mal aplicado nessa atitude, que é muito errada. Dizem 'ah, mas ele foi na porta da casa dela, olha que lindo! E aí esperou ela descer'... Não, o nome disso é assédio, não é lindo. Claro, você pode, delicadamente, deixar claro o seu desejo. Agora, você não pode assediar uma pessoa que te disse claramente que não quer."
Focado na reta final da novela, João Vicente afasta os rumores de affair, e garante que o motivo de estar solteiro é a grande carga de trabalho. "Estou em um momento que eu não posso dedicar tempo a nada, porque se eu sair daqui, e tiver qualquer tipo de obrigação, não vou estudar as 60 cenas que eu tenho para estudar amanhã. E eu também não quero ser a figura que frustra a outra pessoa, especialmente se eu gostar dela", conta o ator, que já chegou a gravar 34 cenas em um dia.
Aos 34 anos, João demonstra maturidade e segurança quando fala do desejo de ser pai e do tipo de vínculo que pretende estabelecer, quando se apaixonar: "Hoje em dia, sinceramente, eu só vou viver amor grande. Não vou entrar em negocinho que vou pegar aí um pouquinho e vou embora. É pra ter filho, é pra viver o amor de uma vida inteira, mesmo que não dure a vida inteira, mas é pra viver sete dias achando que é o amor da minha vida inteira". Além desse "amorzão", ele também tem outros planos para quando a novela acabar: foi convidado para fazer um espetáculo teatral com Ana Beatriz Nogueira, e quer se tornar vegetariano.
A última namorada de João Vicente foi Sabrina Sato, e o ator já foi casado com Cleo Pires, com quem mantém uma relação próxima de amizade, e inclusive passou a páscoa com a família da atriz. Ele considera relacionamento "um negócio que só é para ser bom", e não poupa elogio às ex: "Fui muito bem nos meus relacionamentos, me orgulho muito. São todas mulheres admiráveis, incríveis, são pessoas especialmente boas".
(Por Samyta Nunes)